Universidad popular madres de plaza de mayo: educação como projeto de resistência

Autores

  • Patrícia Sadaike Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i2p190-203

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a proposta educacional da Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo. A instituição foi fundada por um grupo de mães que desafiou o governo militar argentino ao ocupar a Plaza de Mayo e realizar rondas semanalmente para cobrar informações sobre o desaparecimento de seus filhos. A UPMPM iniciou suas atividades acadêmicas no ano 2000 com o objetivo manter vivo os ideais e a memória dos militantes mortos e desaparecidos durante a ditadura e também viabilizar uma educação que visa à conscientização do indivíduo para que este alcance um grau cada vez mais elevado da sua prática política e, assim, superar e não naturalizar a opressão social imposta pela ordem do capital.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Sadaike, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em História Social – PUC-SP.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Universidad popular madres de plaza de mayo: educação como projeto de resistência. (2022). Cadernos CERU, 33(2), 190-203. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i2p190-203