Uma perspectiva do desenvolvimento territorial rural em vista à evolução da cadeia avícola no município de São José do Vale do Rio Preto – RJ

Autores

  • Juliana da Silva Virginio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcio Silva Borges Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i2p204-227

Resumo

 O Município de São José do Vale do Rio Preto é considerado o maior produtor hortifrutigranjeiro do estado do Rio de Janeiro, estando localizado a 130km da capital, e composto por aproximadamente 22 mil habitantes. A cidade apresenta grande relevância para o contexto territorial da região serrana fluminense, onde na década de 50 foi reconhecido como maior produtor avícola da América do Sul. A partir de uma investigação bibliográfica e documental, este artigo buscou identificar as bases históricas de sua cadeia produtiva, haja vista que ao longo dos séculos o atual Município recebeu distintas nomenclaturas, sendo alvo de disputa territorial dada sua localização estratégica. O trabalho discutiu o que é desenvolvimento rural e concluiu para a necessidade de políticas públicas específicas para garantir a viabilidade da avicultura na região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana da Silva Virginio , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Marcio Silva Borges, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária, Departamento de Administração e Turismo e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Territorial e Políticas Públicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Uma perspectiva do desenvolvimento territorial rural em vista à evolução da cadeia avícola no município de São José do Vale do Rio Preto – RJ . (2022). Cadernos CERU, 33(2), 204-227. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i2p204-227