Da casa de família ao espaço gourmet: reflexões sobre as transformações dos modos de morar em Natal / RN

Autores

  • Françoise Dominique Valéry Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100010

Palavras-chave:

Estilos de vida, Modos de morar, Família contemporânea, Configuração espacial, Espaço gourmet, Natal

Resumo

O espaço residencial é um espaço dinâmico. No Brasil contemporâneo, mudanças culturais e sociais, particularmente aceleradas nas capitais do Nordeste, tornaram relevante a análise da configuração espacial das novas moradias ofertadas pelo mercado imobiliário. O presente trabalho traz os resultados da pesquisa realizada sobre "Estilos de vida e modos de morar na contemporaneidade em Natal (RN)". A descrição das transformações e a análise sócio-espacial foram feitas com base em revisão bibliográfica, coleta documental de folhetos em imobiliárias e recortes de jornais locais e pesquisa de campo com visitas a exemplares de residências, que foram fotografadas. São visíveis as mudanças na configuração do espaço de morar: diminuição dos espaços interiores e super valorização dos espaços exteriores, desaparição da cozinha e do quarto de empregada, uso constante de apetrechos tecnológicos, fusão dos ambientes, redefinição de cômodos como espaços de trabalho e estudo, além do surgimento do espaço gourmet, que são as tendências entre os projetos arquitetônicos. Ao longo desse processo, a casa perde um pouco de seu sentido de comunhão familiar, consoante com as modificações na família e relações sociais contemporâneas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Françoise Dominique Valéry, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Antropóloga e urbanista, doutora em Planejamento Urbano, Pós-doutora em Arquitetura e professora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Departamento de Arquitetura da UFRN. Desde fevereiro de 2007, coordena a pesquisa “Estilos de vida e modos de morar na contemporaneidade", no quadro do Grupo de Pesquisa “Gênero, Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento” (CNPq).

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Da casa de família ao espaço gourmet: reflexões sobre as transformações dos modos de morar em Natal / RN. (2011). Cadernos CERU, 22(1), 147-174. https://doi.org/10.1590/S1413-45192011000100010