O cinema-direto e a palavra-evento: documentário brasileiro e pesquisa social na década de 1960

Autores

  • Rosana Elisa Catelli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p75-94

Palavras-chave:

Documentário, Cinema direto, Análise sociológica, Audiovisual, Entrevista.

Resumo

Este artigo trata do cinema direto no final da década de 1950, em decorrência ao surgimento de equipamentos que permitiram o registro sincrônico da imagem e do som em tomadas exteriores. Estabelece relações entre a produção cinematográfica brasileira no período e a pesquisa social realizada na cidade de São Paulo. Analisa a importância do registro da palavra no documentário brasileiro e nas ciências sociais e descreve uma experiência que uniu pesquisa e audiovisual, em um projeto desenvolvido em Santa Brígida, Bahia, por pesquisadores da Universidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

  • Rosana Elisa Catelli, Universidade Estadual de Campinas
    Pós-doutoranda no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP e doutora em Multimeios pela UNICAMP. Esse texto éresultado da pesquisa “A UNESCO e o cinema documentário no Brasil (1945-1975)”, que está sendo realizadacom bolsa de pós-doutorado FAPESP.

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Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

O cinema-direto e a palavra-evento: documentário brasileiro e pesquisa social na década de 1960. (2011). Cadernos CERU, 22(2), 75-94. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p75-94