Cine memória e história: Reconstrução de si e outro em imagens de filmes Andrés Di Tella de perspectiva de WALTER BENJAMIN

Autores

  • José Walter Nunes Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p171-186

Palavras-chave:

Narrativa fílmica, Memória, Experiência, Identidade.

Resumo

Com o filme A televisão e eu o cineasta argentino Andrés Di Tella abrecaminho para suas lembranças familiares, expondo uma história em que seu lado paterno é o eixo temático da narrativa fílmica. Com o filme Fotografias ele fará um aprofundamento deste processo, agora pelo lado materno. Sua mãe e ele são os protagonistas desta história narrada em primeira pessoa, trama que lhe permite um vai e vem entre o privado e o público, descortinando assim memorias e historias de relações sociais mais amplas. Neste artigo, que é parte de um trabalho maior de pesquisa que desenvolvo sobre a narrativa desse diretor, tento analisar as dimensões do eu e do outro, articulando-as com as questões da memória,da experiência e da identidade, a partir de uma perspectiva benjaminiana de história.

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Biografia do Autor

  • José Walter Nunes, Universidad de Buenos Aires
    Este artículo es uno de los resultados de mis actividades de posdoctorado realizadas en el Instituto de Artes de lEspectáculo, de la Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires/UBA, con beca de laCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior/CAPES, del Ministério da Educação do Brasil.El autor es profesor de la Universidad de Brasília/UnB, en el Programa de Pós-Graduação en História, delInstituto de Ciencias Humanas y en el Programa de Pos-Graduação en Desenvolvimento, Sociedade e CooperaçãoInternacional, del Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/CEAM

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Cine memória e história: Reconstrução de si e outro em imagens de filmes Andrés Di Tella de perspectiva de WALTER BENJAMIN. (2011). Cadernos CERU, 22(2), 171-186. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v22i2p171-186