Religiosidade católica num contexto de transição rural-urbano

Autores

  • Alexandre da Silva Chaves Escola Superior de Teologia "Pastor Eliseu Queiroz de Sousa"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p205-222

Palavras-chave:

Catolicismo Popular, Catolicismo Rústico, Transição, Mudança

Resumo

O presente artigo é proposta de descrever um aspecto específico do campo religioso brasileiro, o catolicismo de contexto rural, com ênfase em religiosidades que são produto de relações ambíguas do próprio contexto religioso. Isto quer dizer que o contexto vivencial de religiosidade rural, em contato e em relação com um contexto externo, de religiosidade urbana, reelabora um novo tipo de religiosidade rural. Neste caso, o contexto passa a ser denominado de contexto de transição, de mudança cultural, de transformação de habitus, podendo ser observado como religiosidade dinâmica, híbrida, que participa continuamente de um processo de renovação e transformação de si e do espaço onde ele se insere. Privilegiou-se o estudo da manifestação de uma religiosidade inserida numa região rural situada na grande São Paulo, especificamente no bairro do Mato Dentro, no município de Franco da Rocha.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre da Silva Chaves, Escola Superior de Teologia "Pastor Eliseu Queiroz de Sousa"
    Mestre em Ciências da Religião pelo programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Bacharel em Teologia pela mesma instituição, graduando em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente leciona na Escola Superior de Teologia "Pastor Eliseu Queiroz de Sousa"

Downloads

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Religiosidade católica num contexto de transição rural-urbano. (2012). Cadernos CERU, 23(1), 205-222. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p205-222