Deficiência fisica, escolarização e trabalho

Autores

  • François Bonvin École des Hautes Études en Sciences Sociales

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v11i0p73-99

Palavras-chave:

Deficiência física, Corpo, Escolarização, Trabalho, Biografia

Resumo

A deficiência física, que impede a mobilidade, obriga as famílias a estratégias educativas em que o sucesso depende dos meios econômicos e culturais que elas detêm para melhor utilizar o contexto legislativo e institucional. Na França este contexto se caracteriza pela existência de um setor de ensino especial para os deficientes, em que a capacidade para absorver a demanda do segundo ciclo do ensino de segundo grau é bastante reduzida. As biografias de algumas mulheres deficientes com graves problemas de mobilidade, nascidas na França entre 1943 e 1956, mostram através do percurso de escolarização e das tentativas de entrada na vida profissional, a realidade dos obstáculos no prosseguimento dos estudos, e das condições necessárias para o sucesso da escolarização em estabelecimentos comuns, isto é, não especializados. Mostram também a dificuldade de obter um emprego assim como a necessidade de um trabalho, particularmente penoso, para impor a candidatura de deficientes a cargos mais ou menos compatíveis com a sua escolarização.

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Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Deficiência fisica, escolarização e trabalho. (2000). Cadernos CERU, 11, 73-99. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v11i0p73-99