História oral: alternativa metodológica para o resgate da memória de leituras cotidianas da professora-alfabetizadora

Autores

  • Ana Lúcia Guedes Pinto Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v11i0p115-120

Palavras-chave:

História Oral, História e leitura, Memória e leitura

Resumo

Este artigo analisa como a metodologia da História Oral (junto à etnografia) possibilita uma alternativa de pesquisa para trabalhar com o resgate das memórias das leituras cotidianas das professoras-alfabetizadoras. Através das narrativas das professoras sobre suas histórias de leitura é possível identificar como o próprio processo da entrevista já se constitui um trabalho de reflexão e de re-elaboração de suas identidades, tanto pessoal, como social e profissional.

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Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Guedes Pinto, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
    Professora da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, pesquisadora do Centro de Memória-Unicamp e membro dos grupos de pesquisas GEPEC e ALLE da FE

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Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

História oral: alternativa metodológica para o resgate da memória de leituras cotidianas da professora-alfabetizadora. (2000). Cadernos CERU, 11, 115-120. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v11i0p115-120