PROBLEMA E HIPÓTESE NA PESQUISA EXPERIMENTAL AGRiCOLA UNIVERSITÁRIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v15i0p219-231Palavras-chave:
Pesquisa experimental agrícola, Problema e hipótese em pesquisa, Crítica metodológicaResumo
O artigo analisa a pesquisa experimental agrícola desenvolvida em programas de pós-graduação de universidades públicas dos Estados de São Paulo c Minas Gerais. Os autores mostram que teses e dissertações não se orientam por problemas de pesquisa e hipóteses de trabalho, mas pelo próprio experimento e seus resultados. Partindo de objetivos gerais e imprecisos, as teses e dissertações constroem, a partir de um único experimento com duas ou três variáveis inde-pendentes 09, inúmeras variáveis dependentes (Yi = produção, tamanho, peso. comprimento, composição química. ...) e vários modelos para verificar o efeito de X em Y (Y = f (X)), apresentando muitos resultados, com escasso poder de demonstração. Por isso, implicam redundáncia e originam contradições c para-doxos: proposições falsas ou sem comprovação, erros estatísticos, experimen-tos inadequados e argumentos confusos ou falsos.