O universo cultural da criança Guarani Mbya e a presença dos centros educacionais e culturais indígenas – Cecis – nas aldeias de São Paulo

Autores

  • Edna Ferreira Secretaria de Educação do Município de São Paulo
  • Marília Gomes Ghizzi Godoy Universidade de Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p101-120

Palavras-chave:

centro de educação infantil, Centro Educacional e Cultural Indígena (CECI), educação infantil indígena, criança Guarani-Mbya, educação indígena

Resumo

Os fundamentos religiosos da cultura Guarani Mbya e o espaço mítico religioso das kyringue (crianças) recriam-se nas propostas dos Centros de Educação e Cultura Indígenas (os CECIs), voltados para a educação indígena infantil, em 3 aldeias de São Paulo. Define-se uma proposta pedagógica mantida pela Prefeitura Municipal comprometida com os critérios legais de diversidade e de interculturalidade da educação indígena. O conteúdo dos projetos e das práticas educativas situam um comprometimento com a memória e a oralidade dos Guarani Mbya, onde os educadores indígenas representam suas próprias identidades estabelecendo um ambiente de auto afirmação étnica das kyringue diante dos conhecimentos e sabedorias antigas (arandu, yma guare), e do mundo vivido por seus ancestrais. As experiências do letramento e do mundo regido pela escrita (mbopara) são consideradas como importantes e necessários no convívio com o não-índio (o jurua) e com um meio de progresso para os aprendizes (nhembo’ea kuery).

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Biografia do Autor

  • Edna Ferreira, Secretaria de Educação do Município de São Paulo

    Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP (2012). Graduação em Pedagogia (FFCL de Moema). Coordenadora Geral do CECI Krukutu (2004 a 2008). Supervisora Escolar (Secretaria de Educação do Município de São Paulo com atuação na educação escolar infantil indígena e educação especial)

  • Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade de Santo Amaro
    Mestre em Antropologia Social (USP) Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), professora do Mestrado em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos (2000-12). Professora do curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Membro do Centro de Estudos Rurais e Urbanos da Universidade de São Paulo. (CERU – USP)

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

O universo cultural da criança Guarani Mbya e a presença dos centros educacionais e culturais indígenas – Cecis – nas aldeias de São Paulo. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 101-120. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p101-120