Notas etnográficas sobre a religiosidade na escola

Autores

  • Gabriela Abuhab Valente Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Maria da Graça J. Setton Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p179-196

Palavras-chave:

religião, religiosidade, Brasil, escola pública, experiência etnográfica

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que visa identificar e analisar a presença/ ausência da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos de socialização difusos. Com base em estudos sobre religiosidade e socialização, verificou-se que a religiosidade está presente na escola de forma velada e naturalizada, mesmo quando não há oferecimento da disciplina Ensino Religioso. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se um estudo de caso em uma escola pública municipal na cidade de Santo André/SP. Utilizou-se um arsenal de recursos metodológicos inspirados na metodologia etnográfica, dentre eles, a observação de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Abuhab Valente, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Aluna de mestrado no programa de pós-graduação da FEUSP. Graduação em Pedagogia na mesma instituição.

  • Maria da Graça J. Setton, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora livre-docente da Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Notas etnográficas sobre a religiosidade na escola. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 179-196. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p179-196