Aprender com o imigrante: a produção Multi/Intercultural da diversidade em Portugal

Autores

  • Marcelo Alario Ennes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p197-224

Palavras-chave:

imigração, interculturalidade, educação

Resumo

Este artigo tem como objeto central de análise três publicações produzidas e divulgadas no âmbito do II Plano de Integração de Imigrantes cujo objetivo mais abrangente é promover o convívio e o diálogo com a diversidade cultural, religiosa e linguística. Objetivo principal do artigo é confrontar as publicações com as ideias que têm norteado o debate sobre a diversidade em suas versões multi/interculturais e, assim, contribuir para o aprofundamento de estudos sobre políticas de integração de imigrantes e gestão da diversidade. O artigo foi desenvolvido com base em revisão de literatura e fundamentação teórica, dados secundários publicados pela ONU e observação de campo nas cidades de Lisboa, desenvolvida durante a realização de meu estágio de pós-doutoral. A análise empreendida com base na discussão sobre multi/interculturalidade me permite dizer que as publicações não apresentam modelos prontos de integração e gestão da diversidade e, ao mesmo tempo, leva ao leitor a uma situação e, também, a um imigrante ideal com os quais o/a português/a pode aprender.

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Biografia do Autor

Marcelo Alario Ennes, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia pela UNESP/Araraquara. Docente da Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Educação – Campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana/SE. Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS/ UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Processos Identitários e Poder – GEPPIP. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos sobre Migrações e Relações Interculturais – CEMRI/UAb/Portugal

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Ennes, M. A. (2014). Aprender com o imigrante: a produção Multi/Intercultural da diversidade em Portugal. Cadernos CERU, 25(1), 197-224. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p197-224

Edição

Seção

Dossiê Amazônia