Migração contemporânea e educação

Autores

  • Leda Maria Oliveira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Cybele de Faria e Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Elbio Miyahira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marinaldo Cunha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Simone Garbi Santaba Molinari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p225-240

Palavras-chave:

cultura, migração, educação.

Resumo

O tema imigração remete ao processo de rompimento que caracteriza o migrante, marcado por seu local de origem. Não somente sua recepção no país escolhido parece depender dessa marca como também a forma que encontra para manter alguma unidade identitária, esta, constantemente dependente das relações sociais deixadas no outro espaço. Ao atribuir sentido e buscar as razões que o fizeram se estabelecer em solo estranho ao seu de origem, comumente, o migrante as encontra no país emissor. O interesse da pesquisa é compreender a inserção dos imigrantes na escola, pensando-a como local de recepção dos filhos dos imigrantes e onde se lhes apresenta a cultura e o modo de vida da sociedade receptora; a emergência desse grupo no espaço escolar é um dos diferentes aspectos da recente imigração, algo que precisa ser estudado e debatido. Os conceitos de Sayad (2010), Elias (2000), Martine (2005) e outros colaboram para explicar o fenômeno da migração e da educação.

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Biografia do Autor

  • Leda Maria Oliveira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
    Professora Dra. PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PEPG:EHPS)
  • Cybele de Faria e Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestranda. PUC-SP. PEPG:EHPS.
  • Elbio Miyahira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestrando. PUC-SP. PEPG:EHPS.
  • Marinaldo Cunha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestrando. PUC-SP. PEPG:EHPS.
  • Simone Garbi Santaba Molinari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutoranda. PUC-SP. PEPG:EHPS

Referências

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Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo Sistema EOL Data Base 31/07/2014.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

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