Estratégias de manutenção, acomodação e transposição do habitus em um cenário de mudanças

Autores

  • Roger Marchesini de Quadros Souza Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p241-262

Palavras-chave:

reformas educacionais, estratégias docentes, habitus, capital cultural

Resumo

Tendo como pano de fundo a implantação na rede pública estadual paulista do Regime de Ciclos com Progressão Continuada, privilegiando os conceitos de habitus, capital cultural e autoridade pedagógica de Pierre Bourdieu, este artigo analisa o depoimento de quatro professores de escolas públicas, com ênfase nos elementos referentes às reações e estratégias desenvolvidas para superar os impasses provocados por esta reforma educacional. Tendo este referencial de análise, busca-se constatar nos depoimentos o impacto, e contradições, que a referida reforma suscitou no habitus e no capital cultural dos professores, assim como as estratégias de superação dos conflitos que os docentes desenvolvem. Esta identificação é possível a partir do reconhecimento dos principais elementos que se expressam nos discursos dos professores e que revelam seu capital cultural, habitus docente e estratégias de superação dos conflitos surgidos com a implantação da referida reforma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roger Marchesini de Quadros Souza, Universidade Metodista de São Paulo

    Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação – UMESP. Doutor em Educação – PUC-SP.
    End: Rua Perú, 466, apto 71 – Vila Gulhermina – Praia Grande – São Paulo – CEP: 11702-250. Tel: (13)3379-3484

Referências

BOURDIEU, Pierre. As categorias do juízo professoral. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio. Pierre Bourdieu: – Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 5a Edição, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. (Introdução, organização e seleção de SérgioMiceli). São Paulo, Perspectiva, 1999.

BOURDIEU, Pierre e PASSERON Jean Claude. A reprodução: – elementos para uma teoria dosistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 3ª Edição, 1992.

ESTEVE, J. M., FRANCO, S. e J. VERA. Los profesores ante el cambio social- Repercusionessobre la evolución de la slaud de los profesores. Barcelona: Anthropes; Mexico: UniversidadPedagógica Nacional. Secretaria de Educación Pública, 1995.

SAES, Décio Azevedo Marques. Classe Média e escola capitalista. Comunicação apresentada no GT Educação e Sociedade no XXVII encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (AnPOCS), mímeo, 2003.

SÃO PAULO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Resolução SE Número 27, de 2002.

SOUZA, Roger Marchesini de Quadros Souza. Repetência Multidisciplinar: um estudo sobre ofracasso escolar no Ensino Fundamental. São Paulo: Dissertação de Mestrado em História e Filosofia da Educação, PUCSP, 1998.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Estratégias de manutenção, acomodação e transposição do habitus em um cenário de mudanças. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 241-262. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p241-262