Territórios do historiador: recordações e práticas da vida acadêmica

Autores

  • Yvone Dias Avelino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p157-171

Palavras-chave:

História, Cultura, Mudança, Temáticas, Abordagens Interdisciplinares

Resumo

O artigo aqui apresentado busca recuperar os caminhos percorridos por famosos pesquisadores, desde a verdadeira “revolução” causada pelos historiadores participantes da Escola dos Annales francesa, nas suas diferentes gerações, e como a historiografia incorporou tais ideias, objetos e sujeitos, não apenas os grandes fatos e personagens políticos, mas ideias, costumes, imagens e mentalidades em cada um dos seus períodos.   Desde 1929, com Lucien Febvre e Marc Bloch, até a atualidade com Roger Chartier e outros, indo, em cada etapa, em direção a novas abordagens, para a compreensão e interpretação da História em suas temáticas variadas.    Com exemplos pontuais de pesquisas, a presente narrativa pretende colaborar com a devida discussão dessas suaves e, às vezes, bruscas mudanças, gerando novos diálogos interdisciplinares e a valorização da subjetividade do pesquisador.

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Biografia do Autor

  • Yvone Dias Avelino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora Titular do Departamento de História da PUC/SP. Coordenadora do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade – NEHSC – da PUC-SP. Editora da Revista Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade – www.pucsp.br/revistacordis.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Territórios do historiador: recordações e práticas da vida acadêmica. (2021). Cadernos CERU, 32(1), 157-171. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p157-171