Rural e Urbano: saberes e práticas agroecológicas na percepção de grupos indígenas e não indígenas permeados pela educação

Autores

  • Flávia Targa Martins Universidade Veiga de Almeida e na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista
  • Francisco Pontes de Miranda Ferreira Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Meio Ambiente
  • Valeria da Conceição Chaves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i2p228-251

Resumo

O presente artigo constitui-se num instrumento de percepção e reflexão dos saberes e práticas agroecológicas visando a sua análise na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Cabo Frio/RJ e na Aldeia Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A análise destas relações pretende explorar conceitos como: agroecologia, territorialidade, sustentabilidade e educação sua aplicação em ambos espaços, no período de 2018 a 2021. A partir, da pesquisa bibliográfica e do estudo comparativo dos dois grupos pretende-se apresentar uma análise detalhada de suas características, semelhanças e diferenças, enfatizando as práticas agroecológicas presentes na Escola Agrícola (não indígena) e na proposta da primeira universidade indígena idealizada pela Aldeia Maracanã.

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Biografia do Autor

  • Flávia Targa Martins, Universidade Veiga de Almeida e na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista

    Docente na Universidade Veiga de Almeida e na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.

  • Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Meio Ambiente

    Doutorando do PPGMA/UERJ.

  • Valeria da Conceição Chaves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Rural e Urbano: saberes e práticas agroecológicas na percepção de grupos indígenas e não indígenas permeados pela educação. (2022). Cadernos CERU, 33(2), 228-251. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i2p228-251