Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais.

Autores

  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul
  • Cristian Giacomoni Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p139-156

Palavras-chave:

Análise documental, História da Educação, Metodologias de pesquisa

Resumo

Este estudo investiga abordagem metodológica da análise documental em pesquisas qualitativas de fenômenos sociais. Trata-se de um estudo do campo da História da Educação cuja abordagem epistemológica é inspirada na perspectiva da História Cultural. Nesse sentido, a mobilização conceitual procura dar sentido e significar as fontes documentais tratadas pelos autores ao compor seus objetos de investigação. A discussão está organizada com base em dois eixos, o primeiro analisa as diferentes formas e usos desta metodologia em pesquisas das áreas humanas e sociais, os critérios teóricos e metodológicos que o pesquisador deve compreender ao trabalhar com este tipo de fonte, bem como algumas sugestões metodológicas para efetivação de pesquisas em História da Educação; o segundo  refere-se ao modo como os autores operacionalizaram, buscaram acessar e inventariaram os documentos históricos, bem como apresenta os acervos acessados e as formas de categorização diante do conjunto empírico documental histórico compulsado. Entendemos que análise e interpretação dos dados devem estar alinhadas epistemologicamente e teoricamente com as escolhas realizadas no desenvolvimento da pesquisa. Além disso, considera-se que o trabalho do pesquisador contemporâneo se torna mais complexo diante das muitas possibilidades de fontes que podem constituir análise documental.

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Biografia do Autor

  • José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo). Professor e pesquisador da Área de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul)

  • Cristian Giacomoni, Universidade de Caxias do Sul

    Doutorando em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS), bolsista CAPES/PROSUC. Mestre em Educação e pesquisador da Área de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. (2021). Cadernos CERU, 32(1), 139-156. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p139-156