Iniciação científica para alunos da educação básica: uma pesquisa-ação em Escolas Públicas Paulistas

Autores

  • Roger Marchesini de Quadros Souza Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia
  • José Cláudio Diniz Couto Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia
  • Luzia Serapicos Martins Diniz Couto Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p253-263

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Educação Básica, Pesquisa - Ação, Pandemia, Pesquisa em educação

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória e a pesquisa realizada em duas escolas públicas de Educação Básica, com base em um Projeto de Iniciação Científica (PIC) desenvolvido com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Médio, antes e durante a pandemia de COVID-19. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, o processo iniciou-se com alunos dos anos finais da educação básica no ano de 2019 e se ampliou, em 2020, para alunos do Ensino Médio. O processo de orientação da Iniciação Científica iniciou-se em 2019, de forma exclusivamente presencial e, ao longo do ano de 2020, com a chegada da pandemia e decretação da quarentena no Estado de São Paulo, passou a se realizar de forma remota. Neste trabalho, apresentamos aspectos da realização da pesquisa e a trajetória dos Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos com os alunos da Educação Básica.

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Biografia do Autor

  • Roger Marchesini de Quadros Souza, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia

    Pesquisador Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociais e Políticas em Fracasso Escolar – GEPESP

  • José Cláudio Diniz Couto, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia

    Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociais e Políticas em Fracasso Escolar – GEPESP.

  • Luzia Serapicos Martins Diniz Couto, Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia

    Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociais e Políticas em Fracasso Escolar – GEPESP.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Iniciação científica para alunos da educação básica: uma pesquisa-ação em Escolas Públicas Paulistas. (2021). Cadernos CERU, 32(1), 253-263. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p253-263