Mercado da moda e modelagens

Autores

  • Maria Jose Carneiro Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf – SENAI – SP
  • Clarice Ferreira Silva Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf – SENAI – SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v33i1p150-170

Palavras-chave:

modelagem bidimensional – plana e tridimensional – moulage, processo, características e técnicas

Resumo

Dentre as técnicas existentes das modelagens de moda, existem duas técnicas que se destacam: a modelagem tridimensional – moulage e a bidimensional – plana, largamente utilizada na indústria da moda. A modelagem tridimensional é mais utilizada no desenvolvimento de produtos exclusivos - de luxo - e a modelagem bidimensional é mais utilizada no desenvolvimento de produtos de massa – produção em larga escala. Questiona-se a utilização das práticas no mercado de moda, de maneira a contribuir com o processo de desenvolvimento de produtos, uma vez que empiricamente parece que ambas são antagônicas em sua prática, ou seja: modelagem tridimensional - moulage para o mercado de luxo e modelagem bidimensional - plena para o mercado de massa. O estudo revela que ambas devem ser utilizadas em conjunto, agregando valor ao processo de desenvolvimento de produto independentemente do mercado a ser atendido.

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Publicado

2022-06-13