A RELAÇÃO EDUCAÇÃO/CULTURA SEGUNDO A MEMÓRIA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: A HISTÓRIA ORAL COMO UMA NOVA ABORDAGEM DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v7i1p149-160Palavras-chave:
História Oral, Pesquisa em Educação, Memória, Cultura, São Paulo, Silva.Resumo
Este artigo consiste numa reflexão sobre o uso da História Oral na Pesquisa em educação. A autora parte de um questionamento sobre a atual situação da escola pública de 1º e 2º graus em São Paulo, para justificar o recurso da "volta ao passado" pela coleta de depoimentos orais, como possibilidade de se conhecer aspectos relevantes à compreensão e superação dos problemas educativo-culturais presentes. Visando explicitar sua abordagem da História Oral, relata o processo de investigação que redundou em sua tese de doutorado, as resoluções de base, o suporte teórico e os critérios metodológicos que nortearam sua pesquisa, indicando, por fim, alguns resultados gerais desse seu trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1996-01-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO/CULTURA SEGUNDO A MEMÓRIA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: A HISTÓRIA ORAL COMO UMA NOVA ABORDAGEM DE PESQUISA. (1996). Cadernos CERU, 7(1), 149-160. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v7i1p149-160