O caminho do pós-terror na crítica cinematográfica brasileira na internet

Autores

  • Caroline de Aguiar Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2675-7265.v1i1p72-91

Palavras-chave:

pós-terror, terror, gênero cinematográfico, crítica cinematográfica, crítica na Internet

Resumo

Em um artigo para o The Guardian, Steve Rose usa pela primeira vez o termo pós-terror, referindo-se à nova leva de filmes de terror que quebram as regras do gênero. Pretendo traçar o caminho percorrido por esse termo na crítica cinematográfica brasileira na internet através da análise de dois artigos.

Referências

ANDRADE, Bhárbara. ‘Pós-terror’ ou simplesmente ‘terror’? Quinquilharia, 14 de ago. de 2017. Disponível em: <https://grupoquinquilharia.com.br/site/pos-terror-ou-terror/>. Acesso em: 30 de maio de 2019.

CARREIRO, Rodrigo. História de uma crise: a crítica de cinema na esfera pública virtual. Contemporânea, n., p.01-15, dez. 2009.

CHERRY, Brigid. Horror. Londres: Routledge, 2009.

CRUZ, Álvaro André Zeini. A crítica cinematográfica na internet. 2013. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284512/1/ZeiniCruz_AlvaroAndre_M.pdf>. Acesso em: 30 de maio de 2019.

LOPES, Calebe. Considerações sobre o tal do “pós-horror”. Revista Moviement, 13 de jul. de 2017. Disponível em: <https://revistamoviement.net/considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-o-tal-p%C3%B3s-horror-58e329347188>. Acesso em: 30 de maio de 2019.

JANCOVICH, Mark. Genre and the audience: genre classifications and cultural distinctions in the mediation of the silence of the lambs. In: JANCOVICH, Mark. (Ed.). Horror The Film Reader. Londres: Routledge, 2002.

NEALE, Stephen. Genre and Hollywood. Londres: Routledge, 2000.

ODELL, Colin; LE BLANC, Michelle. Horror Films. Reino Unido: Kamera Books, 2007.

PALOPOLI, Ygor. A era do pós-terror: A problemática segregação de um gênero consolidado. Adoro Cinema, 21 de set. de 2019. Disponível em: < http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-150850/>. Acesso em: 30 de nov. de 2019.

ROSE, Steve. How post-horror movies are taking over cinema. The Guardian, Londres, 6 de jul. de 2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2017/jul/06/post-horror-films-scary-movies-ghost-story-it-comes-at-night>. Acesso em: 30 de maio de 2019.

SCHATZ, Thomas. Hollywood Genres. Nova Iorque: Random House, 1981.

FILMES

A BRUXA. Direção de Robert Eggers. Roteiro: Robert Eggers. EUA e Canadá: Parts and Labor, 2015. (92 min.), son., color.

AO CAIR da Noite. Direção de Trey Edward Shults. Roteiro: Trey Edward Shults. EUA: A24, 2017. (91 min.), son., color.

A STILL Sunrise. Direção de Iakovos Panagopoulos. Roteiro: Andy Chapman. Reino Unido, 2017. Son., color.

CORRA!. Direção de Jordan Peele. Roteiro: Jordan Peele. EUA: Blumhouse Productions, 2017. (204 min.), son., color.

FRAGMENTADO. Direção de M. Night Shyamalan. Roteiro: M. Night Shyamalan. EUA: Blinding Edge Pictures, 2016. (217 min.), son., color.

INVERNO de Sangue em Veneza. Direção de Nicolas Roeg. Roteiro: Allan Scott e Chris Bryant. Reino Unido e Itália: Casey Productions, 1973. (110 min.), son., color.

MOONLIGHT: Sob a Luz do Luar. Direção de Barry Jenkins. Roteiro: Barry Jenkins e Tarell Alvin Mccraney. EUA: A24, 2016. (111 min.), son., color.

O INQUILINO. Direção de Roman Polanski. Roteiro: Gérard Brach e Roman Polanski. França: Marianne Productions, 1976. (126 min.), son., color.

O BEBÊ de Rosemary. Direção de Roman Polanski. Roteiro: Roman Polanski. EUA: William Castle Productions, 1968. (137 min.), son., color.

O ILUMINADO. Direção de Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick e Diane Johnson. EUA e Reino Unido: Hawk Films, 1980. (146 min.), son., color.

O QUARTO de Jack. Direção de Lenny Abrahamson. Roteiro: Emma Donoghue. EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido: Filmnation Entertainment, 2015. (118 min.), son., color.

PERSONAL Shopper. Direção de Olivier Assayas. Roteiro: Olivier Assayas. França, Alemanha, República Tcheca e Bélgica: CG Cinéma, 2016. (105 min.), son., color.

REPULSA ao Sexo. Direção de Roman Polanski. Roteiro: Roman Polanski e Gérard Brach. Reino Unido: Compton Films, 1965. (105 min.), son., P&B.

SOMBRAS da Vida. Direção de David Lowery. Roteiro: David Lowery. EUA: Sailor Bear, 2017. (92 min.), son., color.

UM LUGAR Silencioso. Direção de John Krasinski. Roteiro: Bryan Woods, Scott Beck e John Krasinski. EUA: Platinum Dunes, 2018. (90 min.), son., color.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Edição

Seção

Artigos e resenhas - Dossiê