A performance circense no primeiro cinema

Autores

  • Raquel Magalhães Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2675-7265.v1i1p136-157

Palavras-chave:

Primeiro Cinema, circo, escopofilia, reprodutibilidade, risco

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneiras a performance circense e a imagem-movimento se aproximam no contexto do primeiro cinema. Para tanto, foram analisados 6 filmes americanos exibindo atos de circo entre 1894-1901.

Referências

ABIRACHED, Robert. “Posfácio - Na escola da pista”. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ANNABELLE Butterfly Dance. Produção de William Kennedy-laurie Dickson. Intérpretes: Annabelle Moore. West Orange: Edison Manufacturing Co., 1894. (1 min.), P&B.
BAZIN, André. Morte todas as tardes. IN Xavier, Ismail (org.). A Experiência do Cinema. RJ, Graal/Embrafilme, 1983.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2014. 127 p.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; MACHADO, Gustavo. de A. “Reflexões sobre o Circo e a Educação Física”. In: Revista Corpoconsciência, Santo André, n.12, p. 41 – 69, 2003.
CAICEDO (with pole). Produção de William Kennedy-laurie Dickson. Intérpretes: Juan A. Caicedo. West Orange: Edison Manufacturing Co., 1894. (19 seg.), P&B. Disponível em:
<https://www.loc.gov/item/00694115/>. Acesso em: 29 maio 2019.
COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema. São Paulo, SP: Scritta, 1995. 193p., il. (Classica). ISBN 8573200049 (broch.).
ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. O cinema como olho: A visão e o olhar. In: ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Teoria do Cinema: Uma introdução através dos sentidos. Campinas: Papirus, 2018. Cap. 4. p. 101-129.
GOUDARD, Philippe. “Estética do risco: do corpo sacrificado ao corpo abandonado”. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 21-30.
GUNNING, Tom. “The Cinema of Attractions: Early Film, Its Spectator and the Avant-Garde”. In: ELSAESSER, Thomas; BARKER, Adam. Early cinema: space, frame, narrative. London: Bfi, 1990. p. 55-62.
JÚLIO, Kaliandra Casati; FERNANDES, Guilherme Moreira; TRINTA, Aluizio Ramos. Por trás das lonas: o circo como ritual popular. In: CONFERÊNCIA DE FOLKCOMUNICAÇÃO, 10., 2007. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 1 - 15. Disponível em: <docplayer.com.br/14484986-Por-tras-das-lonas-o-circo-como-ritual-popular-1.html>. Acesso em: 02 set. 2019.
LEWIS, Robert M (Ed.). From traveling show to Vaudeville: theatrical spectacle in America, 1830-1910. Baltimore: Md: Johns Hopkins University Press, 2007. 384 p.
LUIS Martinetti. Produção de William Kennedy-laurie Dickson. Intérpretes: Luis Martinetti. West Orange: Edison Manufacturing Co., 1894. (16 seg.), P&B. Disponível em:
<https://www.loc.gov/item/00694130>. Acesso em: 29 maio 2019.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997. 303p., il. (Campo imagético). Inclui bibliografia e índice. ISBN 8530804635 : (Broch.).
MANDELL, C. Circo: risco, performatividade e resistência. Sala Preta, v. 16, n. 1, p. 71-81, 1 jul. 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/111123>. Acesso em: 02 set. 2019.
PENCENAT, Corine. “Atleta, ator, artista?” In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SANDOW. Produção de William Kennedy-laurie Dickson. Intérpretes: Eugen Sandow. West Orange: Edison Manufacturing Co., 1894. (40 seg.), P&B. Disponível em:
<https://www.loc.gov/item/00694298/>. Acesso em: 29 maio 2019.
STODDART, Helen. “The Circus and Early Cinema: Gravity, Narrative, and Machines”.
Studies In Popular Culture, [s.l.], v. 38, n. 1, p.1-17, set. 2015. Disponível em:
<https://www.jstor.org/stable/44259582>. Acesso em: 27 maio 2019.
THREE acrobats. Intérpretes: The Three Buffons. West Orange: Edison Manufacturing Co., 1899. (34 seg.), P&B. Disponível em: <https://www.loc.gov/item/96515575/>. Acesso em: 29 maio 2019.
TRAPEZE disrobing act. United States: Edison Manufacturing Co., 1901. (2 min.), P&B. Disponível em: <https://www.loc.gov/item/96514756/>. Acesso em: 29 maio 2019.
VERNET, Marc. The Look at the Camera. Cinema Journal, [s.I.], v. 28, n. 2, p.48-63, dez. 1989. Disponível em:
<https://www.jstor.org/stable/1225117?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 30 maio 2019.
WALLON, Emmanuel. “Introdução”. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 15-20.
XAVIER, Ismail. A Janela do Cinema e a Identificação: a opacidade e a transparência. In: XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1984. Cap. 1. p. 12-15.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Edição

Seção

Artigos e resenhas - Tema Livre