Apontamentos Sobre “Um Sonho no Caroço do Abacate”, de Moacyr Scliar

  • Fernanda dos Santos Silveira Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir alguns dos aspectos problematizados em Um sonho no caroço do abacate, livro infanto-juvenil de um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea: Moacyr Scliar. Publicado em 1995, esse livro tem como narrador o jovem Mardoqueu Stern, filho de imigrantes judeus lituanos que chegaram ao Brasil pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu amigo Carlos e de sua namorada Ana Lúcia, Mardoqueu experimenta conflitos dentro e fora de seu ambiente familiar, em uma narrativa que discute os preconceitos religioso e racial na sociedade brasileira. Neste estudo ressalta-se, ainda, de que forma a leitura dessa obra pode contribuir para oportunizar entre os jovens esse debate, ainda muito necessário, em escolas ou outros espaços de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Silveira Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2018-01-23
Como Citar
Moreira, F. (2018). Apontamentos Sobre “Um Sonho no Caroço do Abacate”, de Moacyr Scliar. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, (15), 17-34. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.cllh.2017.142466
Seção
DOSSIÊ MOACYR SCLIAR