Perda e Desejo de Retorno na Leitura Zohárica do Eichah

Autores

  • Gabriela Ripper Naigeborin University of Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2018.172251

Palavras-chave:

Judaísmo, Cabala, Zohar, Diáspora, Misticismo Medieval

Resumo

Este ensaio propõe uma análise da introdução do texto Cabalista conhecido como Midrash ha-Ne’lam al Eichah, uma interpretação do livro bíblico das Lamentações que compõe o texto medieval do Sefer ha-Zohar. Enquanto a versão bíblica foca na destruição do Primeiro Templo em 586 A.E.C., a narrativa medieval do Midrash ha-Ne’lam começa com uma disputa anacrônica entre duas comunidades judaicas formadas historicamente com a queda do Primeiro Templo: uma na Babilônia, o símbolo da diáspora judaica, e a outra em Jerusalém, o coração da Terra Sagrada do povo judeu. Colapsando a destruição do Primeiro Templo com a subsequente destruição do Segundo Templo em 70 E.C., o Midrash ha-Ne’lam entremeia literalidade e figuração para construir uma narrativa cósmica sobre perda e desejo de retorno, a qual corre em paralelo com o relato bíblico original. Ao focar na discussão entre as comunidades da Babilônia e de Jerusalém, o artigo presente examina uma tensão estruturante da condição judaica na diáspora: a combinação de distância material de, e ligação espiritual com, uma terra sagrada, induz um estado de destituição espiritual. O Midrash ha-Ne’lam descreve a “competição” pelo direito de lamentar a perda do Templo como um argumento de família entre aqueles que ficaram na terra destruída e aqueles que se desviaram desta há muitas gerações, uma tensão que reverbera até hoje na divisão interna entre os judeus da diáspora e judeus israelenses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BLOOM, Harold. Kabbalah and Criticism. New York: Seabury Press, 1975.
GREEN, Arthur. A Guide to the Zohar. Stanford: Stanford University Press, 2004.
MATT, Daniel C. The Zohar: Pritzker Edition. Stanford, CA: Stanford University Press, 2016.
HELLNER-ESHED, Melila. A River Flows from Eden: the Language of Mystical Experience in the Zohar. Translated by Nathan Wolski, Stanford University Press, 2009.
LIEBES, Yehuda. Studies in the Zohar. Albany: State University of New York Press, 1993.
SCHOLEM, Gershom. Kabbalah. New York: New American Library, 1978.
---------- Major Trends in Jewish Mysticism. Jerusalem: Schocken Publishing
House, 1941.
--------- On the Kabbalah and its Symbolism. New York: Schocken Books, 1996.
--------- On the Mystical Shape of the Godhead: Basic Concepts in the Kabbalah. New York:
Schocken Books, 1997.
Tanakh, the Holy Scriptures: The New JPS Translation According to the Traditional Hebrew Text. Philadelphia: The Jewish Publication Society, 1985.

Downloads

Publicado

2021-05-13

Edição

Seção

LITERATURA, ESTUDOS BÍBLICOS E LINGUÍSTICOS

Como Citar

Ripper Naigeborin, G. (2021). Perda e Desejo de Retorno na Leitura Zohárica do Eichah. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 16, 98-108. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2018.172251