Sabbatai, Sebastião: imersão e dissimilação em “A balada do falso messias”

Autores

  • Eviatar Oren Universidade Hebraica de Jerusalém

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2022.205107

Palavras-chave:

Sabatai Zevi, Moacyr Scliar, Judaísmo, Literatura brasileira, Paródia

Resumo

O conto “A balada do falso messias”, do escritor judeu brasileiro Moacyr Scliar, contém uma narrativa anacrônica sobre a chegada dos judeus ao Rio Grande do Sul no início dos anos 1900, que inclui o personagem histórico de Sabbatai Zevi. O uso que Scliar faz do anacronismo, da paródia e da representação não realista, assim como a amálgama de diferentes tradições literárias e referências históricas, serve para problematizar os conflitos inerentes à identidade judaico-brasileira. Sua versão do falso messias titular ecoa e parodia não apenas o Zevi histórico, mas também figuras messiânicas cristãs e lusófonas. Ao introduzir uma série de paradoxos e contradições, a narrativa sugere um processo de imersão dos judeus na sociedade brasileira, não por assimilação, mas por reclusão e rebelião. Uma análise do autor implícito da história a apresenta como resultado desse processo.

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Biografia do Autor

  • Eviatar Oren, Universidade Hebraica de Jerusalém

    Estudante de mestrado no Departamento de Estudos Espanhóis e Latino-Americanos da Universidade Hebraica de Jerusalém e tradutor. É formado pelo departamento de Linguística e pelo AMIRIM, o Programa Interdisciplinar Especial em Humanidades, da mesma instituição. Seus interesses incluem narrativa brasileira, hispano-americana e espanhola, linguística e narratologia.

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Publicado

2022-12-05

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Oren, E. (2022). Sabbatai, Sebastião: imersão e dissimilação em “A balada do falso messias”. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 22, 123-132. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2022.205107

Dados de financiamento