O que resta da vida e o contexto histórico: a respeito da identidade judaica e sua expressão na literatura hebraica

Autores

  • Nancy Rozenchan Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2012.53644

Palavras-chave:

“novo judeu”, “sabra”, identidade israelense, literatura hebraica, Zeruya Shalev

Resumo

A definição da identidade judaica na modernidade preocupa estudiosos há várias décadas. Para entender os primórdios desta preocupação, faz-se necessário recorrer a textos literários e ideológicos que trataram do “novo judeu”. Na sequência desta problemática destaca-se a necessidade de entender e definir características identitárias que se seguiram às diversas especificações desenvolvidas por pensadores no início do século XX. Com o desdobramento das concepções do Sionismo e consecução de seus intentos na terra dos antepassados, novas nomenclaturas se seguiram, como “novo hebreu”, “sabra”, “israelense”. Foi na literatura hebraica, desde o final do século XIX, que se efetuou o principal registro artístico das mudanças e passagens de “judeu” para “israelense”. Nas décadas mais recentes, em que trabalhos acadêmicos relevantes expuseram aspectos diversos da história e da sociedade israelense, trazendo à mostra idiossincrasias de muitos segmentos anteriormente esquecidos ou menosprezados, novos traços têm sido colocados em primeiro plano, além de exibirem as fragilidades e fragmentações de conceitos hoje considerados ultrapassados por alguns. Este texto, que se propõe a repassar brevemente estes qualificativos, abordará como algumas características de construções e desconstruções identitárias se manifestam na literatura, especificamente no romance hebraico Sheerit hachaiym (tradução livre: O que resta da vida), de Zeruya Shalev, publicado em 2011.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nancy Rozenchan, Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Línguas Orientais (Hebraico) pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela University of California System (1990). Atualmente é aposentada da Universidade de São Paulo, membro do corpo editorial da Revista Orientes e membro do corpo editorial do Arquivo Maaravi. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Hebraica, Literatura Feminina, Hendel Yehudit, Literatura Israelense.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Rozenchan, N. (2021). O que resta da vida e o contexto histórico: a respeito da identidade judaica e sua expressão na literatura hebraica. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 10, 11-27. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2012.53644