A tradução da Olímpica I de Píndaro: de José Bonifácio a considerações sobre a performance ritual

Autores

  • Sérgio Luiz Gusmão Gimenes Romero Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i15p25-44

Palavras-chave:

Píndaro, Olímpica I, tradução de José Bonifácio, história da tradução, performance ritual

Resumo

Neste artigo proponho-me a abordar a poesia de Píndaro considerando, do ponto de vista da execução de seus epinícios performáticos das odes pindáricas, tomadas em sua dimensão poético-ritual. Apresentamos uma tradução da Olímpica I, que é uma das odes de Píndaro mais conhecidas pelo público de língua portuguesa e ocupa posição privilegiada no corpus pindárico, sendo ela, o epinício escolhido desde Alexandria para abrir o livro das Olímpicas; fazendo ainda uma breve referência à tradução para o português da mesma ode por José Bonifácio de Andrade e Silva, o ilustre "patriarca da independência" do Brasil, no século XIX. Nossa proposta consiste em considerar a dimensão performática dos epinícios chamando a atenção para o fato de que uma ode de Píndaro consiste num fragmento de uma obra maior e mais complexa que envolvia ainda, além da letra, a música e a expressão corporal. Parece-nos de fundamental importância que as odes de Píndaro não sejam tomadas como um texto de expressão unicamente verbal, mas que a consciência de sua fragmentação e de sua unidade origial impregne a leitura e a tradução da poética pindárica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Luiz Gusmão Gimenes Romero, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Graduou-se em Letras (Português/Grego) no ano de 2009, pela FCLAr - UNESP e concluiu o mestrado em Estudos Literários na mesma instituição em 2013, tendo dedsenvolvido o projeto intitulado: "Mito e Performance na Iª Olímpica de Píndaro". Atua como professor efetivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio do Centro Educacional SESI - Araraquara.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

A tradução da Olímpica I de Píndaro: de José Bonifácio a considerações sobre a performance ritual. (2015). Cadernos De Literatura Em Tradução, 15, 25-44. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i15p25-44