De mujer negra para “A negra mulher do rio”: novas miradas para a identidade afro hispanocaribenha a partir da tradução de um conto de Fabián Dobles

Autores

  • Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra Universidade Federal do Paraná
  • Phelipe de Lima Cerdeira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i16p147-158

Palavras-chave:

literatura afro hispano-caribenha, Fabián Dobles, identidade.

Resumo

O presente projeto de tradução apresenta o conto “La mujer negra del río”, do escritor costarriquenho Fabián Dobles, traduzido pela primeira vez para o português brasileiro. No texto de apresentação da tradução, destaca-se o lugar de enunciação do escritor na literatura costarriquenha e no contexto da literatura afro hispano-caribenha. Além disso, também são expostos os critérios de tradução utilizados, justificando o intuito de entender o texto literário como um lugar para a discussão da identidade, do outro e do latino-americano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra, Universidade Federal do Paraná

    É professora de língua espanhola e suas literaturas, na Universidade Federal do Paraná. Também é tradutora de obras clássicas e contemporâneas em língua espanhola, entre elas as Novelas Exemplares, de Miguel de Cervantes.

  • Phelipe de Lima Cerdeira, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Letras – Estudos Literários (UFPR) e Mestre em Letras – Estudos Literários pela mesma universidade. Especialista em Lengua, Literatura y Traducción en Español (UTP). Atualmente, é docente de espanhol como língua estrangeira no CELIN (Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR). 

Downloads

Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

Traduções comentadas

Como Citar

De mujer negra para “A negra mulher do rio”: novas miradas para a identidade afro hispanocaribenha a partir da tradução de um conto de Fabián Dobles. (2016). Cadernos De Literatura Em Tradução, 16, 147-158. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i16p147-158