
RAIO X 
DAS TELECOMUNICAÇÕES 
Oito grupos dominam as TVs no Brasil 

Empresários e políticos registram as concessões de emissoras de rádio 
e TV em nome de familiares para violar a lei e garantir, assim, 
o monopólio privado dos meios de comunicação 

O Código Brasileiro de Telecomuni- Televisão, Grupo Sílvio Santos) e Câmara 
cações, criado há 3 1 anos para disciplinar as (do grupo Anhanguera, da Região Centro- 
concessões de rádio e TV no país, virou Oeste) também estouram o teto permitido 
obra de ficção. de cinco concessões de VHF no país. 

A legislação proíbe a concentração de A Bandeirantes tem nove concessões 
mercado, estabelecendo que nenhuma enti- VHF, o SBT tem oito (mais uma UHF) e a 
dade ou pessoa pode ter participação em família Câmara tem sete. 
mais de dez emissoras de TV em todo o 
país, das quais cinco, no máximo, devem 
ser VHF (identificadas pelos canais até o BRECHAS NA LEI 

número 1 3). 
A família do empresário Roberto 

Marinho (Rede Globo) participa como 
acionista em 17 emissoras de TV, das quais 
15 são VHF. 

Segundo o cadastro oficial do Mi- 
nistério das Comunicações, os Marinho têm 
dez concessões próprias de TV (oito VHF e 
duas UHF, ou seja, com canais de número 
superior a 13) e são os sócios de mais quatro 
emissoras VHF no Paraná, de duas em São 
Paulo e de uma em Minas Gerais. 

Os oligopólios se formaram através de 
uma brecha deixada na lei. Ela fixou os 
limites por entidade e por acionista, mas 
não previu um artifício simples: o registro 
de concessões em nome de vários membros 
da família. 

No Estado de São Paulo, há duas con- 
cessões de TV em nome do empresário 
Roberto Marinho: na capital (TV Globo de 
São Paulo, canal 5) e em Sorocaba (TV 
Aliança Paulista, canal 33). 

A família Sirotsky (Rede RBS) tem Roberto Irineu Marinho, um de seus 
13 concessões de TV VHF e é acionista de filhos, é sócio da TV Vaie do Parafia 
mais uma emissora, no Espírito Santo. (canal 17, UHF) e da TV Bauru (canal 2). 

As famílias Saad (Bandeirantes), José Roberto, outro filho, é acionista 
Abravanel (SBT - Sistema Brasileiro de da TV Siio José do Rio Preto (canal 2) e da 

TV Globo de São Paulo, junto com o pai. 
O terceiro filho, João Roberto Mari- 

nho, é sócio da Empresa Paulista de Tele- 
visão nas emissoras de Campinas (canal 12) 
e de Ribeirão Preto (canal 7). 

Elvira Lobato 
Jornalista da Folha de S.Paulo. 



Comunicação e Educação, São Paulo, [31: 36 a 42, mai./ago. 1995 37 

Família Marinho (Rede Globo) 
Concessões Concessões 

Estado de TV de rádio 

TOTAL 17 20 

O decreto lei 236167, que completou o 
Código Brasileiro de Telecomunicações, diz 
que nenhuma entidade ou acionista pode ter 
mais do que duas emissoras de TV VHF por 
Estado. 

Roberto Marinho e seus três filhos es- 
tão individualmente dentro da lei, mas, vistos 
como membros de um mesmo grupo empre- 
sarial, ultrapassam em quase duas vezes o 
limite de participação em emissoras de VHF. 

O decreto 236 também diz (no Artigo 
12, parágrafo 7") que as concessionárias de 
radiodifusão não podem ser subordinadas a 
outras entidades que se constituam com a 
finalidade de estabelecer direção ou orienta- 
ção única, através de cadeias ou de associa- 
ções de qualquer espécie. 

Família Sirostky (RBS) 

Concessões Concessões 
Estado de TV de rádio 

TOTAL 14 2 1 

Concentração 

Com isto, o legislador quis, à época, 
impedir a concentração de mercado. 

A própria denominação de rede, utili- 
zada pelas concessionárias (Rede Globo, 
Rede Bandeirantes, etc.) prova que o prin- 
cípio da desconcentração é desrespeitado. 

O decreto diz (no mesmo Artigo 12) 
que as entidades que ultrapassarem os limi- 
tes máximos de concessões por Estado e 
âmbito nacional têm dois anos para vender 
o excedente e se enquadrar nos limites 
legais. 

A punição para a desobediência ao Arti- 
go 12 é sevenssima: cassação da emissora. 

No Rio Grande do Sul, a família Siro- 
tsky (da RBS, afiliada' da Globo), conse- 
guiu controlar dez emissoras VHF no Esta- 
do: Uruguaiana (canal 13), Santa Rosa 
(canal 6), Santa Maria (canal 12), Santa 
Cruz do Sul (canal 6), Rio Grande (canal 9), 
Porto Alegre (canal 12), Pelotas (canal 4). 
Bagé (canal 6), Caxias do Sul (canal 8) e 
Erechim (canal 2). 

As concessões estão distribuídas por 
vários membros da família: Ione (viúva do 
fundador, Maurício Sirotsky), Jaime Siro- 
tsky (presidente do Conselho Administrati- 
vo da RBS, irmão do fundador), Nelson 
Sirotsky (presidente da RBS), José Pedro 
Sirotsky (vice-presidente), filhos e genros. 

Além das dez emissoras próprias no 
Rio Grande do Sul, a rede RBS arrendou 
duas TVs no interior do Estado: Cruz Alta 
(canal 3) e Passo Fundo (canal 7). Com isto, 
tem domínio quase absoluto do mercado do 
Rio Grande do Sul. 

A RBS tem ainda três concessões de 
TV em Santa Catarina e 30% da TV Ca- 
choeiro, de Cachoeiro do Itapemirim, no 
Espírito Santo. 

1. Estação local de rádio e TV que se vincula a uma rede ou c 
uma empresa independente. (N.E.) 

:adeia para transmitir programas em comum, sem deixar de ser 



38 Comunicaçao e Educaçao, São Paulo, (3): 36 a 42, mai./ago. 1995 

Família Abravanel - SBT 
(Grupo Sílvio Santos) 

Estado Concessões Concessões 
de TV de rádio 

TOTAL 9 O 

Única vez 

O único caso que se tem registro de 
aplicação rigorosa da lei ocorreu no final da 
década de 60. 

O empresário Ulisses Ferreira Júnior, de 
São Paulo, foi obrigado a vender cerca de 20 
emissoras de rádio, que estavam em seu 
nome, até se enquadrar nos limites do decreto. 

Famíiia Saad (Rede Bandeirantes) 

Estado Concessões Concessões 
de TV de rádio 

TOTAL 9 21 

Os Sirotsky têm 14, os Saad têm oito, 
e os Marinho têm sete, de acordo com os 
registros do Ministério das Comunicações. 

O expediente é o mesmo utilizado 
para as TVs: distribuir as concessões entre 
parentes, como pais, filhos, irmãos, mulhe- 
res e cunhados. 

OUTROS PAÍSES IMPÕEM LIMITES 

Nos Estados Unidos é proibido um 
jornal diário possuir uma estação de rádio 
ou televisão na mesma comunidade em que 
a publicação circula. 

A lei entrou em vigor em 1975. Os ca- 
sos que ainda existem são anteriores a lei. 

Na Itália, a lei no 223, de agosto de 
1990, impôs limites à propriedade de órgãos 
de mídia de diferentes tipos. Nenhuma pes- 
soa que controle jornais com mais de 16% 
da circulação nacional pode receber uma 
licença para estações nacionais de televisão. 

Aqueles que controlam empresas que 
publicam jornais diários com circulação 
superior a 8% do total nacional podem rece- 
ber licença para possuírem apenas uma esta- 
ção de televisão, operando em nível nacional. 

Família Câmara (Grupo Câmara) 

Estado Concessões Concessões 
de TV de rádio 

As redes, que se formaram a partir de 
então, usaram o artifício do registro das 
concessões em nome de parentes. O Mi- 
nistério controla a concentração pelo CPF 
do acionista e não pelo sobrenome ou pelo 
cargo que ocupa. 

Há desrespeito também ao princípio 
da desconcentração das emissoras de rádio 
FM. Pela legislação, uma mesma empresa 
(ou acionista) não pode ter mais do que seis 
FMs em âmbito nacional. 

TOTAL 7 13 

OS MARINHO SÃO 
DONOS DO MAIOR IMPÉRIO 

O cadastro de sócios das emissoras de 
rádio e TV do Ministério das Comunicações 
mostra que o mercado brasileiro tem um gran- 
de império da radiodifusão sob o comando da 
família do empresário Roberto Marinho. 



Comunicação e Educação, São Paulo, (31: 36 a 42, mai./ago. 1995 39 

O mapeamento das concessões regis- 
trada~ no Ministério das Comunicações 
mostra que a família Marinho é a que tem o 
maior número de geradoras nos mercados 
de maior poder aquisitivo. 

Ela tem emissoras em Brasília, Recife, 
Rio de Janeiro, quatro próprias e duas em 
sociedade no Estado de São Paulo, duas 
próprias e uma em sociedade em Minas 
Gerais e mais quatro em sociedade no Esta- 
do do Paraná. 

O SBT, do grupo Sílvio Santos, tem 
nove TVs em nome de empresas da família 
Abravanel (sobrenome de Sílvio Santos). 

O grupo tem seis concessões na região 
Sudeste (quatro em São Paulo e duas no Rio 
de Janeiro), uma no Rio Grande do Sul, uma 
em Brasília e outra no Pará. 

A família Saad, da Rede Ban- 
deirantes, tem quatro concessões de TV no 
Estado de São Paulo e uma em cada uma 
das seguintes capitais: Curitiba, Brasília, 
Belo Horizonte, Rio e Salvador. 

Família Bloch (Grupo Manchete) 

Estado 
Concessões Concessões 

de TV de rádio 

TOTAL 5 6 

Os Saad e os Sirotsky concentram o 
maior número de rádios: cada uma das 
famílias tem 2 1 emissoras. 

O grupo Manchete, de acordo com o 
cadastro do Ministério das Comunicações, 
tem três emissoras no Sudeste (São Paulo, 
Belo Horizonte e Rio de Janeiro) e duas no 
Nordeste (Fortaleza e Recife). 

Segundo a pesquisa Intermeios (da 
revista Meio & Mensagem), a verba publi- 

citária veiculada pelas televisões no ano 
passado foi de cerca de US$ 1.3 bilhão, e a 
das rádios ficou em torno de US$ 100 
milhões. 

A estimativa do mercado é de que a 
Globo e suas afiliadas concentram mais de 
60% da verba publicitária em TV e que o SBT 
e suas afiliadas ficaram com cerca de 20%. 

Família Daou (TV do Amazonas) 

Estado 
Concessões Concessões 

de TV de rádio 

TOTAL 5 4 

Impérios regionais 

Os grupos regionais de radiodifusão 
mais fortes do país são afiliados da Rede 
Globo. As emissoras dos políticos mais 
influentes também, o que aumenta o poder 
político de Roberto Marinho. 

No Sul do país o mercado é dominado 
pela família Sirotsky, proprietária da Rede 
RBS, afiliada da Globo. Os membros da 
família têm, no total, dez concessões de TV 
no Rio Grande do Sul (mais duas sob sua 
gestão por acordo comercial) e três em San- 
ta Catarina. 

Fora do Sul, a família Sirotsky só apa- 
rece como acionista em uma emissora: TV 
Itapemirim, no Cachoeiro do Itapemirim. 
Seu parceiro na empresa é o grupo Gazeta, 
do Espírito Santo, também afiliado da 
Globo. 

Na Região Norte, o Grupo Rádio e 
TV do Amazonas - da família Daou - 
tem geradoras, afiliadas da Globo, em Ro- 
raima, Rondônia, Acre, Amapá e Amazonas. 
É o grupo mais forte da região. 

No Centro-Oeste, os dois grupos mais 
fortes - família Câmara, que atua em 



40 Comunicação e Educação, São Paulo, (3): 36 a 42, mai./ago. 1995 

Goiás e Tocantins, e a família Zahran (Mato 
Grosso do Sul e Mato Grosso) - são tam- 
bém afiliados da Globo. A família Câmara 
tem sete concessões de TV e 12 rádios, e a 
Zahran tem quatro TVs e uma rádio. 

Família Zahran (Grupo Zahra)  

Concessóes Concessões Estado de T V  de rádio 

MS 3 1 
MT 1 1 

TOTAL 4 2 

No Nordeste o único grupo que tem 
concessões em mais de um Estado é o da 
família Jereissati (grupo Verdes Mares): 
duas rádios e uma TV no Ceará (afiliada da 
Globo), uma rádio no Rio de Janeiro e outra 
em Alagoas. 

Na maior parte dos Estados nordesti- 
nos, os grupos locais fortes são vinculados a 
políticos. 

Na Bahia, o deputado federal Pedro 
Irujo Yaniz (PMDB) tem duas concessões 
de TV (afiliadas do SBT) e quatro emisso- 
ras de rádio. Seu filho Luís Pedro Irujo é só- 
cio da família Marinho nas duas rádios 
Globo do Estado. 

A principal emissora baiana afiliada 
da Globo é a TV Bahia, que tem entre seus 
sócios o deputado federal (PFL) Luiz 
Eduardo Magalhães, filho do ex-ministro 
das Comunicações e ex-governador Antônio 
Carlos Magalhães - ACM (hoje senador), e 
César Mata Pires, genro de ACM. 

Família Jereissati (Grupo Verdes Mares) 

Estado Concessões Concessões 
de T V  de rádio 

- -  - 

TOTAL 1 

No Sergipe, a família do senador Al- 
bano Franco (PSDB) é o grupo de radiodi- 
fusão mais forte: tem duas emissoras de TV 
(uma afiliada da Globo e outra do SBT) e 
três concessões de rádio. 

Em Alagoas e no Maranhão, as afilia- 
das Globo pertencem às famílias de dois ex- 
presidentes da República. 

No Maranhão, a afiliada Globo é a TV 
Mirante, registrada em nome dos filhos do 
ex-presidente José Sarney (1985-90), que 
possuem também quatro emissoras de rádio. 

Em Alagoas, a emissora afiliada é a 
TV Gazeta, que tem entre seus sócios o ex- 
presidente Fernando Collor de Mello 
(1990-92). 

No Rio Grande do Norte, a afiliada 
Globo - TV Cabugi - tem entre seus 
sócios o ex-ministro da Integração Regio- 
nal, Aluízio Alves. 

Condomínio Associados 

Estado Concessões Concessões 
de TV de rádio 

DF 1 2 
GO 1 
MG I 3 
PE - 2 
RN - 2 

TOTAL 3 9 

PRINCIPAIS POLITICOS 
(E FAMILIARES) 
SÓCIOS DE EMISSORAS 

Ex-Presidente 

Fernando Collor de Mello (PRN) 
Alagoas (1990-92) 
televisão: TV Gazeta de Alagoas (canal 7) 
- afiliada Globo 



Comunicação e Educação, São Paulo, (3): 36 a 42, mai./ago. 1995 41 

rádios: Arapiraca (FM), Maceió (OM), Ex-Governadores 
Maceió (FM) João Alves Filho (PFL-SE) 

televisão: TV Araca.ju (canal 13) - afiliada 

Ministro Manchete 
rádios: Propriá (FM), Aracaju (OM), Ara- 

José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR) caju (FM) 

Agricultura (1995) e ex-ministro da Indús- 
tria, Comércio e Turismo (1992-94) Carlos Santos (PP-PA) 

televisão: TV Marajoara (canal 10) - ainda 
televisão: TV Londrina (canal 13) - não não instalada, TV Sistema Clube do Pará instalada (canal 2) - ainda não instalada rádios: A r a ~ o t i  (OM), Londrina (OM), rádios: Belém (FM), Bejém (OT), Belém Londrina (FM) 

(OM) 

Ex-Ministros 

Aluizio Alves (PMDB-RN) 
Integração Regional 
televisão: TV Cabugi (canal 11) - afiliada 
Globo 
rádios: Mossoró (OM), Natal (OM) 

Deputado Federal e 
Ex-Presidente da Câmara 
Inocêncio de Oliveira (PFL) 
televisão: TV Asa Branca (canal 4) - afilia- 
da Globo 
rádios: Afogados do Ingazeira (FM), Ser- 
ra Talhada (OM), Serra Talhada (FM) 

Geraldo Bulhões (PSC-AL) 
rádios: Maceió (FM), Arapiraca (OM), Rio 
Largo (OM), Santana do Ipanema (OM) 

Orestes Quércia (PMDB-SP)2 
televisão: TV Princesa D'Oeste (Cam- 
pinas-canal 6) - afiliada SBT; TV do Povo 
(Santos-canal 12) - afiliada SBT 
rádios: Campinas (OM), Campinas (FM), 
São Paulo (FM), Sorocaba (FM) 

José Ribamar Fiquene (PFL-MA) 
televisão: TV Curimã (canal 7) - afiliada 
SBT 
rádio: Imperatriz (FM) 

Senadores 
Governadores 

José Samey (PMDB-MA) 
Albano Franco (PSDB-SE) Presidente do Congresso Nacional e ex-pre- 
televisão: TV Sergipe (canal 4) - afiliada sidente da República (1985-90) 
Globo; TV Atalaia (canal 8) - afiliada SBT televisão: TV Mirante (canal 10) - afiliada 
rádios: Atalaia (OM), Sergipe (FM), Ata- Globo 
laia (FM), Simão Dias (OM) rádios: Caxias (OM), Pinheiro (OM), São 

Luís (FM) e Timon (OM). 

Secretário do Desenvolvimento Regional carlos ~ ~ ~ ~ l h ~ ~ ~  (PFL-BA) 
Ex-governador da Bahia (1990-94) e ex- 

Cícero Lucena (PMDB-PB - ex-governador ministro das ~~~~~i~~~~~~ (1 985-90) 
da Paraíba) televisão: TV Bahia (canal 11) - afiliada 
rádio: João Pessoa (OM) Globo 

2. As duas TVs e a rádio de Sorocaba estão em nome de terceiros. Quércia tem a posse efetiva das emissoras através de contra- 
tos particulares de promessa de venda e procuração. 



42 Comunicação e Educação, São Paulo, (31: 36 a 42, mai./ago. 1995 

José Agripino Maia (PFL-RN) rádios: Cacoal (OM), Pimenta Bueno 
televisão: TV Tropical (canal 8) - afiliada (OM), Porto Velho (FM), Presidente 
Manchete Médici (FM), Rolim Moura (FM), Ouro 
rádios: Currais Novos (OM), Mossoró Preto do Oeste (FM) 
(OM), Natal (FM) 
~áde;  ~ a r b a l h o  (P'MDB-PA) 
Ex-governador do Pará (1990-94) 
televisão: TV RBA (canal 13) - afiliada 
Manchete; TV Marajoara (canal 10) ainda 
não instalada; TV Sistema Clube (canal 2) 
ainda não instalada 
rádios: SNC Marabá (FM), SNC Marabá 

Júlio Campos (PFL-MT) 
televisão: TV Rondon (canal 8) - afiliada 
Bandeirantes, Rádio e TV Brasil (canal 8) 
- afiliada Bandeirantes 
rádios: Várzea Grande (OM), Várzea 
Grande (FM), Diamantino (OM) 

(OM), Cubano Marabá (OM), Carajás 
(FM), Belém (FM), Rádio Clube (OT), Hugo Napoleão (PFL-PI) 
Clube (OM) Ex-ministro 

rádios: Poty Teresina (OM) e Poty (FM) 
Édison Lobão (PFL-MA) 
Ex-governador do Maranhão 
Rádios: Barra do Corda (OM) e Impera- Mansueto de Lavor (PMDB-PE) 

triz (FM) Rádio: Salgueiro (OM) 

Odacir Soares (PFL-RO) Gilberto Miranda Batista (PMDB-AM) 
televisão: TV Porto Velho (canal 13) - afi- televisão: TV Rio Negro (canal 13), afilia- 
liada Bandeirantes da Bandeirantes 




