Sergio Adorno: reflexões sobre a violência e a intolerância na sociedade brasileira

Autores

  • Claudia Nonato Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p93-100

Palavras-chave:

violência, intolerância, redução da maioridade penal, Núcleo de Estudos da Violência, Sergio Adorno

Resumo

Referência nos estudos sobre violência, Sérgio Adorno é cientista social e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, França. Atualmente é professor titular e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador científico do NEV - Núcleo de Estudos da Violência da USP. É também representante da Comunidade Científica no Conselho Deliberativo do CNPq. Nesta entrevista, Adorno reflete sobre questões que incomodam a sociedade brasileira: o crescimento exacerbado da violência e da intolerância, em todas as esferas; a ambiguidade dos meios de comunicação nesse processo; a discussão em torno da redução da maioridade penal, e o papel da escola. Para ele, a situação da violência no país é grave e tende a piorar, por falta de planejamento estratégico do Estado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Nonato, Universidade de São Paulo - USP
    Jornalista e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É editora executiva da Revista Comunicação & Educação, professora dos cursos de Comunicação da FIAM-FAAM Centro Universitário e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP)

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Sergio Adorno: reflexões sobre a violência e a intolerância na sociedade brasileira. (2015). Comunicação & Educação, 20(2), 93-100. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p93-100