Portal da USP Portal da USP Portal da USP

O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE

Wagner da Silveira Bezerra, Alexandre Farbiarz

Resumo


O artigo busca evidenciar aspectos dos entrelaçamentos entre a educação para os meios e a chamada Educação conectada, a partir dos resultados finais obtidos no estudo de caso que investigou a reconfiguração tecnológica e o esforço adaptativo da comunidade escolar durante a implementação do uso pedagógico das TICs nos ambientes de ensino-aprendizagem do projeto GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias).


Palavras-chave


Educomunicação; Midiaeducação; Literacia Mediática; Educação conectada; Alfabetização Midiática e Informacional

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Antonio Carlos Gomes. Educação. São Paulo: Canção Nova, 2008.

DIDONÊ, Débora. Pier Cesare Rivoltella: Falta cultura digital na sala de aula. Nova Escola, ed. 200, mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2014.

FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Jackeline Lima. A educação a distância online: a dicotomia no ciberespaço. In: II Simpósio ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, São Paulo: PUC-SP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 26 dez. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política, entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

PALFREY, Jonh; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Trad. de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PEREIRA, Sara et al. Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2014. Disponível em: http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=857. Acesso em: 6 mai. 2015.

PINTO, Manuel (Org.). Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Lisboa: Rolo & Filhos II, 2011. 163 p.

PREFEITURA DO RIO. GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2014.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, n. 5, v. 9, 2001.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Disponível em: . Acesso em: 1o mai. 2014.

SERRES, Michel. Polegarzinha, uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

SODRÉ, Muniz. Objeto da comunicação é a vinculação social. Entrevista concedida à Desirée RABELO. PCLA, v. 3, n. 1, out./nov./dez. 2001. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional a aplicação. São Paulo: Editora Paulinas, 2011.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Inovações tecnológicas na Educação: contribuições para gestores públicos. Disponível em: . Acesso em: 1o fev. 2015.

WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFMT, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p147-155

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 2º andar

Cidade Universitária, Butantã

05508-020 São Paulo, São Paulo, BRASIL

e-mail: comueduc@usp.br

http://www.revistas.usp.br/comueduc