A literacia digital e as estratégias para o desenvolvimento de competências na aprendizagem em EAD: perspectivas do centro de recurso de Maputo, Moçambique

Autores

  • Olivia Maria Matusse Universidade Eduardo Mondlane e Instituto Superior Maria Mãe de África
  • Eduardo Fofonca Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p95-108

Palavras-chave:

literacia digital, Educação a Distância, competências, tecnoliteracia

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital dos estudantes da Educação a Distância (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique. Objetiva-se perceber, sobretudo, como ocorre a literacia digital dos estudantes do curso on-line e como esta é compreendida por eles. Trata-se de uma pesquisa básica, de natureza qualitativa, porque busca compreender os fenômenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação e, ainda, do tipo bibliográfico e documental, porque foi elaborada por meio de referenciais teóricos e documentos orientadores do Governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na EaD. De forma geral, foi possível perceber neste estudo que educar para a “tecnoliteracia” é um dos maiores desafios da educação neste século XXI, pois se vive em uma sociedade que migrou do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem a troca de informações. Diante desse contexto, a internet e a comunicação em rede trouxeram novas linguagens e a tessitura de textos mediados pelas TDIC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Olivia Maria Matusse, Universidade Eduardo Mondlane e Instituto Superior Maria Mãe de África

    Doutoranda em Educação com especialidade em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique. Docente na Universidade Eduardo Mondlane, na Faculdade de Educação, e diretora pedagógica do Instituto Superior Maria Mãe de África, Moçambique.

  • Eduardo Fofonca, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Educação, Comunicação e Tecnologia) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Líder do Grupo de Pesquisa “Educação a Distância e Tecnologias Digitais” (IFPR-CNPq).

Downloads

Publicado

2017-11-16

Como Citar

A literacia digital e as estratégias para o desenvolvimento de competências na aprendizagem em EAD: perspectivas do centro de recurso de Maputo, Moçambique. (2017). Comunicação & Educação, 22(2), 95-108. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p95-108