Contribuições das áreas de educação e ensino para o desenvolvimento da educomunicação

Autores

  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Esther Bahr Pessôa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p7-20

Palavras-chave:

educomunicação, educação, ensino, revisão integrativa de literatura, pós-graduação

Resumo

Neste artigo buscamos demonstrar a relevância dos programas de pós-graduação nas áreas de educação e ensino para a consolidação da educomunicação. Para isso, realizamos uma revisão integrativa de literatura, buscando teses e dissertações no Banco de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com a palavra-chave “educomunicação”. Obtivemos inicialmente 241 trabalhos, dos quais 102 foram produzidos em programas das áreas desejadas. Concluímos que esses programas representam uma parcela significativa na produção acadêmica total relacionada à educomunicação e apresentam padrões semelhantes. Defendemos, assim, que eles desempenham papel de grande importância no desenvolvimento do campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora titular do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

  • Esther Bahr Pessôa, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Publicado

2017-11-16

Como Citar

Contribuições das áreas de educação e ensino para o desenvolvimento da educomunicação. (2017). Comunicação & Educação, 22(2), 7-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p7-20