Comunicando o espírito: a publicização religiosa na Renovação Carismática Católica

Autores

  • César Portantiolo Maia Faculdades Integradas Aparício Carvalho
  • Maira Bittencourt Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p57-69

Palavras-chave:

Renovação Carismática Católica, Igreja Católica, Comunicação, Publicização

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica a respeito da Renovação Carismática Católica com ênfase nos seus meios de publicização. Através da retomada de produções acadêmicas que analisam este movimento religioso, propomos investigar seus processos de fundação e crescimento, observando as principais opções adotadas e a íntima relação desenvolvida com os meios de comunicação social. Por fim, buscamos trazer algumas problematizações que envolvem os fenômenos da religião e da comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maira Bittencourt, Universidade Federal de Rondônia

    Doutora em Ciências da Comunicação/Eca, Usp - professora assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia - Unir

Referências

BÍBLIA, N. T. Atos dos apóstolos. In: Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

CARRANZA, Brenda. Renovação Carismática Católica: origens, mudanças e tendências. Aparecida: Santuário, 2000.

CORRÁ, Daniel; SANTOS, Carlos. Novato na política, Flavinho priorizará na Câmara a luta contra o aborto. G1, 28 out. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/eleicoes/2014/noticia/2014/10/novato-na-politica-flavinho-priorizara-na-camara-lutacontra-o-aborto.html. Acesso em: 2 fev. 2018.

FAUTO NETO, Antônio. Epistemologia do zigue-zague. In: FERREIRA, Jairo; FREITAS, Luiz Antonio Signates; PIMENTA, Francisco José Paoliello (org.). Estudos da comunicação: transversalidades epistemológicas. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2010. p. 79-100.

FERNANDES, Sílvia Regina Alves. Padres cantores e a mídia: representações da identidade sacerdotal. Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, n. 7, p. 131-155, set. 2005.

FLORES, Ana Cassia. Práticas midiatizadas da Canção Nova na Internet, afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas. Dissertação (Mestrado em Comunicação Midiática) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: A religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

HJARVARD, Stig. The mediatization of society: A theory of the media as agents of social and cultural change. Nordicom Review, v. 29, n. 2, p. 105-134, 2008.

HJARVARD, Stig. Doing the right thing: Media and communication studies in a mediatized world. Nordicom Review, v. 33, n. 1, p. 27-34, 2012.

Hjarvard, Stig. Mediatization: conceptualizing cultural and social change. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014.

KLEIN, Alberto. Imagens de culto e imagens de mídia: interferências midiáticas no cenário religioso. Porto Alegre: Sulina, 2006.

PRANDI, Reginaldo. Um sopro do espírito. São Paulo: Edusp, 1998.

PROCÓPIO, Carlos Eduardo Pinto. Carismatismo católico e eleições no Brasil. Ciências Sociais e Religião, v. 14, n. 16, p. 79-99, jun. 2012.

RASLAN FILHO, Gilson Soares. Dai-me almas: o pastoreio midiatizado da TV Canção Nova. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

REIS, Marcos Vinicius de Freitas. Católicos carismáticos na política brasileira. Disponível em: http://iiiseminarioppgsufscar.files.wordpress.com/2012/04/reis_marcos.pdf. Acesso em: 28 set. 2014.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA BRASIL. Sereis batizados no Espírito Santo. Disponível em: https://rccbrasil.org.br/espiritualidadee-formacao/espirito-santo/595--sereis-batizados-no-espirito-santo.html. Acesso em: 4 mar. 2018.

SILVEIRA, Emerson José Sena da. Terços, “santinhos” e versículos: a relação entre católicos carismáticos e a política. Revista de Estudos da Religião – REVER, ano 8, p. 54-74, mar. 2008.

SOUZA, André Ricardo de. As investidas católicas na mídia. Revista de Estudos da Religião – REVER, ano 8, p. 27-45, set. 2008.

VALLE, Edênio. A Renovação Carismática Católica: algumas observações. Estudos Avançados, v. 18, n. 52, p. 97-107, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n52/a08v1852.pdf. Acesso em: 6 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Comunicando o espírito: a publicização religiosa na Renovação Carismática Católica. (2020). Comunicação & Educação, 25(1), 57-69. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p57-69