Democratização das mídias e educação

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p54-64

Palavras-chave:

Comunicação, Democracia, Liberdade, Informação

Resumo

Este texto trata dos obstáculos que impedem o público em geral diferenciar mensagens e informações da realidade que o cerca. Para isso, trabalhamos com duas ideias básicas: de um lado, os avanços da democracia no mundo ocidental e, de outro, o desenvolvimento dos meios de comunicação e a instituição da sociedade mediática. Apresenta-se o conflito que existe entre os mecanismos políticos republicanos e a liberdade de expressão, assim como entre os interesses do mercado e a informação. Analisando historicamente diferentes etapas desses conflitos, propõe- -se, na sociedade globalizada e conectada pela comunicação em rede, a luta pela democratização das mídias como forma de libertar o público da Caverna de Platão do mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Castilho Costa, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular em Comunicação e Cultura da USP, Coordenadora do curso Censura e Liberdade de Expressão em Debate.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Costa, M. C. C. (2021). Democratização das mídias e educação. Comunicação & Educação, 26(1), 54-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p54-64