Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária

Autores

  • Livia Freo Saggin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jiani Adriana Bonin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p7-18

Palavras-chave:

Comunicação comunitária, Educomunicação, Sujeitos comunicantes, Educomunicação comunitária, Cidadania comunicativa

Resumo

O artigo explora e articula os conceitos de educomunicação e de comunicação comunitária na perspectiva das práticas de sujeitos que produzem comunicação, a partir da investigação de propostas de pesquisadores brasileiros e latino-americanos consideradas relevantes para o tratamento destas problemáticas. As reflexões empreendidas têm como horizonte as necessidades concretas de uma pesquisa que investiga os processos educomunicativos desenvolvidos na produção dos jornais Boca de Rua e O Cidadão e seu papel na construção da cidadania comunicativa. As propostas estudadas, trabalhadas em articulação, diálogo e confrontação com dados advindos de explorações empíricas, mostram-se produtivas para entender os processos de educomunicação comunitária desenvolvidos pelos sujeitos comunicantes nos contextos investigados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Livia Freo Saggin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), membro do Grupo de Pesquisa Processocom da mesma instituição.

  • Jiani Adriana Bonin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Referências

ALVES, Patrícia Horta. Educom.rádio: uma política pública em educomunicação. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 4, n. 3. p. 19-28, 2009. DOI: https://doi.org.10.11606/issn.2316-9125.v14i3p19-28.

BRANDALISE, Roberta; ASSENCIO, Sandro. Contra a barbárie da incomunicação e pela construção de uma sociedade educativa. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 313-317, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p313-317.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: implicações contemporâneas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 13-27, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i2p13-27.

CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.

DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: DAGNINO, Evelina (org.). Anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 103-118.

FIGARO, Roseli. Paulo Freire, comunicação e democracia. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 7-15, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i1p7-15.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GUARESCHI, Pedrinho. Mídia e cidadania. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 5, n. 9, p. 27-40, 2006. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/%20202/193. Acesso em: 2 jun. 2019.

HUERGO, Jorge A. Comunicación/educación: ámbitos, prácticas, perspectivas. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 2001.

KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito: Ciespal, 1985.

KAPLÚN, Mario. A la educación por la comunicación: la práctica de la comunicación educativa. Quito: Ciespal, 2001.

MALDONADO, Alberto Efendy. A perspectiva transmetodológica na conjuntura de mudança civilizadora em inícios do século XXI. In: MALDONADO, Alberto Efendy; BONIN, Jiani Adriana; ROSÁRIO, Nísia Martins do (org.). Perspectivas metodológicas em comunicação: novos desafíos na prática investigativa. Salamanca, Espanha: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2013. p. 31-57.

MALDONADO, Alberto Efendy. Perspectivas transmetodológicas na pesquisa de sujeitos comunicantes em processos de receptividade comunicativa. In: MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil. Salamanca, Espanha: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2014. p. 17-40.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006. p. 51-79.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 519-566, 2006.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis: Vozes, 1998.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, n. 3, p. 18-53, 2005.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. A comunicação no desenvolvimento comunitário e local, comcibercultur@. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21. 2012, Juiz de Fora. Anais eletrônicos […] Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1803.pdf. Acesso em: 19 abr. 2019.

PONTE, Cristina; CONTRERAS-PULIDO, Paloma. Presente y futuro de la alfabetización mediática en Europa: el caso español y portugués. Revista Chasqui, Quito, n. 124, p. 19-25, dez. 2013. DOI: 10.16921/chasqui.v0i124.14.

RODRÍGUEZ, Simón. Extracto sucinto de mi obra sobre la educación republicana. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, Boyacá, n. 9, p. 105-134, 2007. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Revistahistoriadelaeducacionlatinoamericana/2007/vol9/4.pdf. Acesso em: 22 abr. 2019.

RODRÍGUEZ, Simón. O inventamos o erramos. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana CA, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Explorações teóricas para pensar as inter-relações entre educomunicação e comunicação comunitária. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 7-18. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p7-18