Da Pedagogia da Educomunicação à Pedagogia na Educomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p70-80

Palavras-chave:

Educomunicação, Pedagogia da comunicação, Prática pedagógica educomunicativa (PPE), Ecossistemas educomunicativos, Pedagogia na educomunicação

Resumo

A Educomunicação é uma área que tem tido gradativamente mais visibilidade em instituições educacionais e suscita, portanto, articulação com a Pedagogia em pesquisas no intuito de compreender e contribuir para o paradigma educomunicativo. Nesse sentido, este estudo apresenta uma análise linguística das palavras e dos conceitos que a Educomunicação tem em seu âmbito pedagógico. A partir da reflexão teórica os autores deste artigo redefiniram terminologias e chegaram a área de interlocução denominada “Pedagogia na Educomunicação” como proposta que incorpora a Pedagogia da Comunicação, as Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE) e os Ecossistemas Educomunicativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Reginaldo, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

  • Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, ano 14, n. 3, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BOUTINET, Jean-Pierre. Antropologia do projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BUBER, Martin. Do diálogo e do diálogo. São Paulo: Perspectiva, 2014.

COSME, Ariana. O trabalho docente e o desafio de educar nas escolas contemporâneas: repensando a sala de aula. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUC-PR, 2015. p. 32444-32454. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17204_10452.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.

DINIZ, Fábio Gerônimo Mota. Alteridade e empatia: novos paradigmas para as humanidades no século XXI? Cadernos de Campo, São Paulo, n. 19, p. 199-215, 2015.

ECA/USP. Perguntas e respostas frequentes sobre educomunicação. Disponível em: http://www.cca.eca.usp.br/faq. Acesso em: 27 abr. 2020.

FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.

GARCIA-RUIZ, Rosa; GOZALVEZ PEREZ, Vicent; AGUADED GOMEZ, J. Ignacio. La competencia mediática como reto para la educomunicación: instrumentos de evaluación. Cuadernos.info, Santiago, n. 35, p. 15-27, 2014.

GIROUX, Henry A.; MCLAREN, Peter. Teacher education and the politics of engagement: the case for democratic schooling. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 56, n. 3, p. 213-238, 1986.

INTERVENÇÃO. In: MICHAELIS: dicionário brasileiro da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2020. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=4bla3. Acesso em: 27 abr. 2020.

KAPLÚN, Mario. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto (org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014. p. 59-78.

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación (el comunicador popular). La Habana: Editorial Caminos, 2002.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MELECH, Edgard C. Educomunicação. São Paulo: Unicentro, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1248/47/MELECH%2C%20Edgard%20Cesar%20-%20Educomunica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020;

MELO, José Marques de. O ensino de Comunicação: os desafios da sociedade contemporânea. In: MATTOS, Sérgio (org.). Comunicação plural [online]. Salvador: Edufba, 2007. p. 17-31. Disponível em: http://books.scielo.org/id/387/pdf/mattos-9788523208943.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

MIRANDA, Amanda Souza de. Divulgação da ciência e educomunicação: contribuições do jornal escolar para a alfabetização científica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

MOREIRA, Patrícia Justo. TIC na escola contemporânea: possibilidades para a prática pedagógica educomunicativa na educação básica. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

PATRÍCIO, Francisca de Marilac de Souza. Letramento no campo: o rádio educativo em um assentamento da reforma agrária no Ceará. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

SCHÖNINGER, Raquel Regina Zmorzenski Valduga. Educomunicação e teoria ator-rede: a tessitura de redes de aprendizagem via mídias ubíquas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SOARES, Ismar de Oliveira. Plano de leitura e pesquisa. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (orgs.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. p.14-18.

SOUZA, Kamila Regina de. Os desenhos animados e a prática pedagógica educomunicativa na educação infantil: uma aventura dialógica no estágio curricular. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Da Pedagogia da Educomunicação à Pedagogia na Educomunicação. (2020). Comunicação & Educação, 25(2), 70-80. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p70-80