Leitura em foco: estratégias de produção e consumo de produtos editoriais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p138-143

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Estratégias de produção de livros, Práticas de consumo de livros, Brasil

Resumo

Dos produtos comunicacionais, o livro e a leitura são os que historicamente acabam por merecer menor atenção de investigadores da área. Esse cenário tem mudado com o já consolidado grupo de pesquisa da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que desde 1994 é destinado aos estudos das produções editoriais e sua recepção. A obra aqui resenhada, Edição: agentes e objetos, organizada por Ana Cláudia Gruszynski, Bruno Guimarães Martins e Márcio Souza Gonçalves, é resultado de investigações capitaneadas por profissionais desse time de pesquisadores, propondo investigações acuradas e reflexões profícuas sobre o universo da leitura e do leitor no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Antonacci, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo e jornalista pela Universidade Estadual Paulista. Também é docente nos cursos de Jornalismo e Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CANDIDO, Antonio. O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

DARNTON, Robert. The case for the books: past, present and future. New York: Public Affairs, 2009.

GRUSZYNSKI, Ana Cláudia; MARTINS, Bruno Guimarães; GONÇALVES, Márcio Souza (org.). Edição: agentes e objetos. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2018.

JACOBS, Alan. The pleasures of reading in an age of distraction. New York: Oxford University Press, 2011.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação e identidade: quem você pensa que é? São Paulo: Paulus, 2010.

ONIANS, John. Neuroarthistory: from Aristotle and Pliny to Baxandall and Zeki. Londres: Yale University Press, 2008

SANTAELLA, Lúcia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Antonacci, A. (2020). Leitura em foco: estratégias de produção e consumo de produtos editoriais no Brasil. Comunicação & Educação, 25(2), 138-143. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p138-143

Edição

Seção

Resenha