A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela sequência Fedathi

Autores

  • Marcus Henrique Linhares Ponte Filho Universidade Federal do Cariri
  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p81-93

Palavras-chave:

Educomunicação, Descentralização pedagógica, Professores, Sequência Fedathi

Resumo

Este artigo analisa o que docentes de uma escola municipal de (CE) pensam a respeito da “descentralização pedagógica” a partir de suas próprias rotinas profissionais. O ensaio é fruto de uma atividade de extensão realizada no período de agosto de 2019 a outubro de 2019 que ofereceu uma formação pedagógica educomunicativa, tendo como suporte metodológico a sequência Fedathi, uma metodologia de ensino que busca estimular o raciocínio científico nas práticas pedagógicas por meio do aprimoramento da ação docente. Pôde-se constatar que os educadores interpretaram a ideia de democratizar a prática docente como algo quase inaplicável, e que o conceito de “descentralização pedagógica” era quase sempre atrelado à perda de autoridade em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Marcus Henrique Linhares Ponte Filho, Universidade Federal do Cariri

    Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Professor adjunto na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

  • Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

    Professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da UFC.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

A descentralização pedagógica em uma ação educomunicativa guiada pela sequência Fedathi. (2020). Comunicação & Educação, 25(2), 81-93. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p81-93