Quando Felipe Neto me ajudou a dar aula: relato de experiência de uma professora de jornalismo diante da hipertransversalidade em tempos de pandemia

Autores

  • Carolina Falcão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Covid-19, Ensino de jornalismo, Hipertransversalidade, Cibercultura

Resumo

Neste relato, compartilho minha experiência docente na disciplina de “Teorias do Jornalismo” ao longo do primeiro semestre de 2020, marcada pela adoção compulsória do ensino remoto devido à pandemia da Covid-19. A condução da disciplina, que integra o currículo obrigatório de formação em jornalismo, mostrou como a Covid-19 se tornou uma questão onipresente em todo o semestre, fosse em aspectos burocráticos ou pedagógicos, ao assumir um caráter de hipertransversalidade. O relato mostra, no entanto, como uma pauta “furou” esse agendamento quando os próprios estudantes da disciplina trouxeram para o debate em aula a entrevista concedida pelo youtuber Felipe Neto ao programa Roda Viva, da TV Cultura; a partir dela, foi possível construir toda uma estratégia para tratar de temas como fake news, desinformação e atuais modelos de negócio no jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Falcão, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.

Referências

ALFANO, Bruno. “Há uma crise de atenção”. O Globo, 12 set. 2015. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ha-uma-crise-de-atencao-17476629. Acesso em: 14 jan. 2021.

BARROS E SILVA, Fernando de. O jornalismo como crise permanente. Folha de S.Paulo, São Paulo, 1 fev. 2002. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/futuro.shtml Acesso em: 14 jan. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância. Brasília, 20 mar. 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf. Acesso em: 14 jan. 2021.

BRASIL TERÁ maioria de alunos em EAD até 2022, indica estudo. GaúchaZH, Porto Alegre,10 jun. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/amp/2020/06/brasil-tera-maioria-de-alunos-em-modalidade-ead-em-2022-ckb9g9b840074015n6ap9avya.html. Acesso em: 14 jan. 2021.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, Janaína. Usos e abusos de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996. p. 183-191.

CANZIAN, Fernando. A revolta da classe média. Folha de S.Paulo, São Paulo, 22 jul. 2020. Disponível em: https://temas.folha.uol.com.br/desigualdade-global/europa/a-revolta-da-classe-media.shtml. Acesso em: Acesso em: 14 jan. 2021.

FELIPE Neto comenta estratégias de comunicação dos veículos jornalísticos. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Roda Viva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=1fGb79bToms. Acesso em: 14 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. 3. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1986.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso. Acesso em 14 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 14. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

GOING online without any proper help. Canadian Association of University Teachers, Ottawa, 1 maio 2020. Disponível em: https://www.caut.ca/bulletin/2020/05/news-going-online-without-any-proper-help. Acesso em: 14 jan. 2021.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (org.). Jornalismo, fake news e desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. Paris: Unesco, 2019.

LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Groundswell. Boston: Harvard Business Press, 2008.

MENEZES, Anna Paula de Avelar Brito. Contrato didático e transposição didática: inter-relações entre fenômenos didáticos na iniciação à álgebra na 6a série do ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

NETO, Felipe. Trump isn’t the worst pandemic president. The New York Times, New York, 15 jul. 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/07/15/opinion/coronavirus-covid-brazil-bolsonaro.html. Acesso em: 14 jan. 2021.

OMS DECRETA pandemia mundial por novo coronavírus. O Globo, São Paulo, 11 mar. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/oms-decreta-pandemia-mundial-por-novo-coronavirus-24298652. Acesso em: 14 jan. 2021.

PIRES, Breiller. Movimento expõe empresas do Brasil que financiam, via anúncios, sites de extrema direita e notícias falsas. El País, São Paulo, 20 maio 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-20/movimento-expoe-empresas-do-brasil-que-financiam-via-publicidade-sites-de-extrema-direita-e-que-propagam-noticias-falsas.html. Acesos em: 14 jan; 2021.

WINQUES, Kérley. “Tem que ler até o fim?”: consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas. 2016. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) – Departamento de Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Falcão, C. (2020). Quando Felipe Neto me ajudou a dar aula: relato de experiência de uma professora de jornalismo diante da hipertransversalidade em tempos de pandemia. Comunicação & Educação, 25(2), 144-155. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p144-155

Edição

Seção

Experiência