Contratos comunicativos no ensino formal e no jornalismo: uma análise comparativa entre agências socializadoras de conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p42-53Palavras-chave:
Jornalismo, Ensino formal, Contrato comunicativo, Socialização de conhecimento, Análise comparativaResumo
Este artigo parte da tradição da Educomunicação em salientar a crescente importância da mídia como agência socializadora de conhecimentos paralela à Escola e do potencial do método comparativo para elucidar semelhanças e diferenças entre suas práticas gnosiológicas. Para tanto, recupera a perspectiva de observar o Ensino Formal e o Jornalismo como fenômenos comunicacionais, e aponta algumas semelhanças e divergências entre as características de ambos a partir dos elementos do Contrato Comunicativo tal como definido por Patrick Charaudeau. Os resultados encontrados, ainda que limitados pelo espaço e pelo escopo do trabalho, demonstram o potencial de avanço no desvendamento das características das agências de socialização do conhecimento estudadas no âmbito da Educomunicação, quando esta dialoga, em sua perspectiva multidisciplinar, com áreas especializadas da Comunicação como, no caso, os Estudos de Jornalismo.
Downloads
Referências
ADGHIRNI, Zélia. O jornalista: do mito ao mercado. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 45-57, 2005.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 31-41.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Regina. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2013.
CITELLI, Adilson Odair. Comunicação e educação: implicações contemporâneas. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 59-75.
DEWEY, John. The sources of a science of education. New York: Liveright, 1929.
FIDALGO, António. Jornalismo online segundo o modelo de Otto Groth. Revista Pauta Geral, Covilhã, p. 1-13, 2004 Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-groth-jornalismo-online.pdf. Acesso em 17 jul. 2020.
FÍGARO, Roseli. Estudos de recepção para a crítica da comunicação. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: EdUnesp, 1991.
HUGHES, Hellen Macgill. News and the human interest story. London: Transaction, 2014.
KEARL, Bryant. Journalism – What is It? A Re-definition. Journalism Quarterly, Thousand Oaks, v. 20. n. 1, p. 40-44, 1943.
KEARL, Bryant. The science of journalism: an analogy with education. Journalism Quarterly, Thousand Oaks, v. 21, n. 2, p. 153-156, 1944.
MACHADO, Marcia Benetti. O jornalismo como gênero discursivo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 13-28, 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Desafios-culturais: da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 122-134.
MEDITSCH, Eduardo. Jornalismo como forma de conhecimento. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 25-38, 1998.
PULITZER, Joseph. A escola de jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.
SANTOS, Janaíne Kronbauer. Contrato de comunicação, jornalismo e pedagogia: aproximações e afastamentos quanto à socialização de conhecimentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 16., 2018, São Paulo. Anais […] São Paulo: FIAAM-FAM/Anhembi-Morumbi, 2018.
SCHUTZ, Alfred. El ciudadano bien informado: ensayo sobre la construcción social del conocimiento. In: SCHUTZ, Alfred. Estudios sobre Teoría Social. Buenos Aires: Amorrortu, 1974. p. 120-133.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 13-29.
VAN DIJK, Teun. Notícias e conhecimento. Estudos em jornalismo e mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 13-29, 2005.
WEBER, Max. Ensaios sobre a Teoria das Ciências Sociais. São Paulo: Centauro, 2003.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo Meditsch, Janaíne Kronbauer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.