A extensão universitária durante a pandemia do coronavírus: experiências educomunicativas do curso de Comunicação Social da UFPE

Autores

  • Diego Gouveia Moreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Sheila Borges de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Giovana Borges Mesquita Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p185-196

Palavras-chave:

Extensão, UFPE, Comunicação social, Educomunicação, Democratização da comunicação

Resumo

Our article seeks to discuss extension projects developed by professors from the Social Communication undergraduate course, from the Design and Communication Center, from the Centro Acadêmico do Agreste, a campus of the Universidade Federal de Pernambuco in Caruaru, state of Pernambuco, during the Covid-19 pandemic. For the development of the paper, we opted for a bibliographic review and an experience report. Our study analyzes four extension projects: “Rádio Cordel: na frequência do Agreste”; “Radionovela: Literatura nas ondas do rádio” and “Solte sua voz: os invisíveis midiáticos”. Finally, extension projects are understood as relevant educative communicative experiences because they democratize communication, contribute to the education of university community and train the students involved in contemporary communicational experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professora do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Giovana Borges Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREITAS, José Vicente. Educomunicação: contextualizando o processo de atribuição de sentidos e significados no delineamento do conceito. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Diadema, v. 10, n. 2, 2015, p. 149-162. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2072/1374. Acesso em: 28 out. 2020.

GUTIERREZ, Francisco. Linguagem Total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1978.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

LIMA, Venício Artur de. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.

MEDITSCH, Eduardo. Paulo Freire nas práticas emancipadoras da comunicação: ainda hoje um métdodo subutilizado no Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 13, n. 25, 2016, p. 132-43. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/850/450. Acesso em: 7 out. 2020.

MOURA, João Benvindo de; LACERDA, Naziozênio Antônio (org.). Relatos de experiência: leitura e produção de textos no Parfor/UFPI. Teresina: EDUFPI, 2016.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013.

PERUZZO, Cícilia. Direito à Comunicação Comunitária, participação popular e cidadania. Lumina, Juiz de Fora, n. 1, v. 1, p. 1-29, 2007. Disponível em: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/201. Acesso em: 18 set. 2020.

PRADO, Magaly. Produção de rádio: um manual prático. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2012.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, ano 7, n. 19., p. 12-24, 2000.

SOARES, Ismar de Oliveira. Metodologias da Educação para a Comunicação no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, Maria Aparecida. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002. p. 113-132.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educom.Rádio, na trilha de Mario Kaplún. In: MARQUES DE MELO, José et al. (org.). Educomídia, alavanca da cidadania: o legado utópico de Mario Kaplún. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Moreira, D. G. ., Oliveira, S. B. de, & Mesquita, G. B. (2020). A extensão universitária durante a pandemia do coronavírus: experiências educomunicativas do curso de Comunicação Social da UFPE. Comunicação & Educação, 25(2), 184-196. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p185-196

Edição

Seção

Experiência