Reflexões sobre formação de professores, linguagem e tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p179-191

Palavras-chave:

Educomunicação, Linguagem e tecnologias, Ensino emergencial remoto, Ensino e comunicação, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os processos de transformação que uma disciplina do curso de letras na Unicamp sofreu por conta do distanciamento social e do Ensino Emergencial Remoto, ambos impostos pela pandemia de Covid-19 em 2020. A disciplina de Linguagem e Tecnologias já possuía um importante componente relacionado à comunicação e sua importância no ensino. Entretanto, a nova situação levou ao fortalecimento desses laços, dada a premente necessidade dos alunos de interagir no novo contexto que se colocou. Por meio da discussão do curso, dos objetivos e das modificações feitas para atender esse contexto, refletiremos sobre os resultados do curso e os processos metodológicos utilizados.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, Universidade Estadual de Campinas

    Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Líder do Grupo MiDiTeS.

  • Marco Túlio Câmara, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Linguística Aplicada na Unicamp, bolsista CNPq, mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG e jornalista pela UFV. Integrante do grupo MíDiTeS e CRIAB.

  • Maria Luiza Tápias Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

    Graduada em Letras pela Unicamp. Desenvolve pesquisa nas áreas de Linguagem e Tecnologia, Análise de Obras em Arte Sequencial e Português como LE/LA.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Reflexões sobre formação de professores, linguagem e tecnologias. (2021). Comunicação & Educação, 26(1), 179-191. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p179-191

Dados de financiamento