Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19

Autores

  • Janderle Rabaiolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio Hansen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p169-183

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Ensino remoto, Trabalho docente, Práticas de ensino, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo relata a experiência da pesquisa “Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia”, realizada com o objetivo de mapear práticas docentes em cursos do campo publicitário na pandemia da covid-19. A coleta de dados ocorreu em maio de 2020 por meio de questionário on-line de autopreenchimento junto a 283 docentes de cursos de Publicidade e Propaganda. O estudo apresenta, entre os principais resultados, o desgaste e o engajamento docente, o despreparo das Instituições de Ensino (IES) e prejuízos à aprendizagem e à qualidade do ensino. Discute-se ainda outros aspectos relevantes do ensino remoto na pandemia, a saber: relação com as IES; condições do trabalho docente; desafios da atuação docente; recursos didáticos empregados; metodologias de ensino; experiências com aulas remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janderle Rabaiolli, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade de Santa Maria (UFSM) e doutor em comunicação pela mesma instituição.

Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná

Docente e Pesquisador no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade (IEP).

Referências

AMARAL, Mirian Maia; VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo; ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré. A autoria coletiva no contexto da educação em tempos de cibercultura. Porto Alegre: CEIE-SBC, 2020.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

HANSEN, Fábio; PETERMANN, Juliana; CORREA, Rodrigo Stéfani. Criação publicitária: desafios no ensino. Porto Alegre: Sulina, 2020.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da educação on-line: para sua aula não ficar massiva nem maçante!. Porto Alegre: SBC Horizontes, 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-on-line. Acesso em: 21 set. 2020.

PRETTO, Nelson De Luca. Professores universitários em rede: um jeito hacker de ser. Motrivivência, Florianópolis, v. 22, n. 34, p. 156-169, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/16038/15850. Acesso em: 21 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Rabaiolli, J., & Hansen, F. (2020). Experiências em ensino remoto de publicidade e propaganda na pandemia da Covid-19. Comunicação & Educação, 25(2), 169-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p169-183

Edição

Seção

Experiência