Pela defesa da qualidade na formação educacional: uma estratégia de resistência aos efeitos da pandemia no ensino de pós-graduação

Autores

  • Rozinaldo Antonio Miani Universidade Estadual de Londrina
  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p139-151

Palavras-chave:

Ensino de pós-graduação, Qualidade no ensino, Formação educacional, Mestrado em comunicação, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Desde o início da suspensão das atividades presenciais no ensino superior no Brasil, em razão da pandemia da covid 19, as atenções se voltaram, predominantemente, para a graduação. Diante da legitimidade dessa preocupação, os processos educacionais envolvendo a pós-graduação receberam atenção e cuidados apenas residuais. Com o discurso de submissão da pós-graduação Stricto sensu à dinâmica estabelecida pela Capes, a grande maioria das universidades acabou delegando as decisões à “autonomia” de cada programa. Nesse sentido, a partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre as estratégias de resistência construídas pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina na defesa da qualidade da formação educacional, por meio de um processo coletivo e democrático, garantindo a qualidade no ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

    Professor associado da UEL. Coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL. Doutor em História pela Unesp.

  • Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina

    Professor adjunto da UEL. Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL. Doutor em Estudos Literários pela UFSM.

Referências

DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. [S. l.]: Terra sem Amos, 2020.

DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. [S. l.]: Terra sem Amos, 2020. p. 5-12.

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de covid-19. In: DAVIS, Mike et al. Coronavírus e a luta de classes. [S. l.]: Terra sem Amos, 2020. p. 13-23.

LIVORATTI, Pedro. UEL aprova retomada do calendário de graduação com atividades remotas a partir de 29 de junho. Agência UEL de Notícias, Londrina, 24 jun. 2020. Disponível em: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=30528#:~:text=Por%2031%20votos%20favor%C3%A1veis%2C%2012,junho%2C%20com%20um%20prazo%20flex%C3%ADvel. Acesso em: 3 jun. 2022.

MÉSZÁROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2012.

PARANÁ decreta suspensão de aulas, idas ao cinema e eventos com mais de 50 pessoas. Paraná Portal, Curitiba, 16 mar. 2020. Disponível em: https://paranaportal.uol.com.br/politica/parana-decreto-ratinho-junior-suspensao-aulas-eventos/. Acesso em: 3 jun. 2022.

PRIMEIRO caso de covid-19 no Brasil permanece sendo o de 26 de fevereiro. Ministério da Saúde, Brasília, DF, 17 jul. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/julho/primeiro-caso-de-covid-19-no-brasil-permanece-sendo-o-de-26-de-fevereiro#:~:text=Desta%20forma%2C%20o%20primeiro%20caso,divulgado%20pelo%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde. Acesso em: 3 jun. 2022.

RAMONET, Ignacio. La pandemia y el sistema-mundo. Le Monde Diplomatique, La Habana, 25 abr. 2020. Disponível em: https://www.eldiplo.org/wp-content/uploads/2020/04/Ramonet-pandemia-sistema-mundo.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022.

VALERY, Gabriel. Coronavírus chegou no Brasil antes do registrado. Rede Brasil Atual, São Paulo, 2 abr. 2020. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/04/coronavirus-chegou-no-brasil-antes-do-registrado/. Acesso em: 3 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Pela defesa da qualidade na formação educacional: uma estratégia de resistência aos efeitos da pandemia no ensino de pós-graduação: . (2022). Comunicação & Educação, 27(1), 139-151. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p139-151