David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente

Autores

  • Douglas Calixto Universidade de São Paulo
  • Tatiana Luz-Carvalho Universidade de São Paulo
  • Adilson Citelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p127-137

Palavras-chave:

Educação midiática, Infâncias, Juventudes, Capitalismo digital, Tecnologias

Resumo

David Buckingham concedeu entrevista exclusiva à Revista Comunicação & Educação. Realizado remotamente, o diálogo tem o intuito de elucidar aspectos práticos e teóricos que marcam a obra do autor. Buckingham analisa questões da interface comunicação e educação, as referências teóricas compartilhadas com os estudos culturais e, sobretudo, o entendimento de que é necessário superar o viés instrumental da mídia em favor de uma compreensão abrangente sobre o capitalismo digital. Na entrevista, o pesquisador responde questões relacionadas à formação docente no campo das tecnologias digitais, ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas para lidar com o capitalismo digital no âmbito escolar e, especialmente, ao conceito de educação midiática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Calixto, Universidade de São Paulo

Jornalista formado pela Unesp, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECAUSP. Integra o grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), da ECA-USP. Desenvolve pesquisa com memes na internet, podcast e outras linguagens na educomunicação.

Tatiana Luz-Carvalho, Universidade de São Paulo

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e licenciada em Educomunicação pela ECAUSP. É mestranda em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa MECOM, da ECA-USP.

Adilson Citelli, Universidade de São Paulo

Professor titular no Departamento de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. É coordenador do Grupo de Pesquisa MECOM e bolsista 1B do CNPq. Autor de inúmeros livros e artigos acadêmicos.

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Calixto, D., Luz-Carvalho, T. G., & Citelli, A. (2020). David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente. Comunicação & Educação, 25(2), 127-137. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p127-137

Edição

Seção

Artigos Internacionais