Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade

Autores

  • Hans Peder Behling Universidade do Vale do Itajaí
  • Regina Celia Linhares Hostins Universidade do Vale do Itajaí
  • Mayara Bonin Ramos Universidade do Vale do Itajaí
  • Vagner Luis Bazzanello Centro Universitário Unideau

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154

Palavras-chave:

Ensino Superior, Universidade Comunitária, Imagem Institucional, Arquétipos, Gestão de Imagem

Resumo

Este estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/2013), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB-INPG/2001), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB/1999)

  • Regina Celia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pósdoutorado em Políticas Educacionais pela University College of London. Docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

  • Mayara Bonin Ramos, Universidade do Vale do Itajaí

    Bacharela em Publicidade e Propaganda (UNIVALI/2020).

  • Vagner Luis Bazzanello, Centro Universitário Unideau

    Mestre em Administração (gestão, internacionalização e logística) pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor de Administração e Ciências Contábeis no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – Centro Universitário Unideau.

Referências

AMA. American Marketing Association. Disponível em: https://www.ama.org/reso urces/Pages/Dictionary.aspx. Acesso em 12 set. 2020.

CRESWEL, L. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. ISBN 978-85-363-0892-0.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015. DOI 10.1590/S0104-530X2013005000014.

DUTTON, J. E.; DUKERICH, J. M.; HARQUAIL, C. V. Organizational images and member identification. Administrative science quarterly, p. 239-263, 1994.

FASCIONI, Lígia Cristina. Indicadores para avaliação da imagem corporativa das empresas de base tecnológica instaladas na grande Florianópolis baseados nas análises das percepções gráfica e verbal utilizando lógica difusa. 112f. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86304.

FIOREZE, C.; MCCOWAN, T. Community universities in the South of Brazil: prospects and challenges of a model of non-state public higher education. Comparative Education, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil 2018. DOI 10.1080/03050068.2018.1433651.

FRANTZ, W. O processo de construção de um novo modelo de universidade: a universidade comunitária. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Orgs.). Modelos institucionais de educação superior. Brasília: INEP, v. 7, p. 327, 2006.

FREITAS, Neli K. Representações mentais, imagens visuais e conhecimento no pensamento de Vygotsky. Ciências & Cognição. v. 6, 2005. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/540. Acesso em: 07 set. 2020. ISSN 1806-5221.

JUNG, C. G. 1875-1961. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

MELO, P. T. de.; JESUS, J. S. de. Marketing Estratégico no Ensino Superior. Revista Projeção e Docência, Minas Gerais, 2013. ISSN 2178-6275.

MACHADO, H. V.; KOPITTKE, B. A identidade no contexto organizacional: perspectivas múltiplas de estudo. Encontro de estudos organizacionais, v. 2, 2002.

MARK, M.; PEARSON, C. S. O herói e o fora da lei: Como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo: Cultrix, 2003. ISBN-10 8531608090.

ROBERTSON, S. L., BONAL, X.; DALE, R. GATS and the Education Service Industry: the politics of scale and global reterritorialization. Comparative Education Review, v. 46, n. 4, 2002, p. 472-495. DOI: 10.2307/3542181.

SARQUIS, A. B.; IKEDA, A. A prática de posicionamento de marca em agências de comunicação. Revista de Negócios, v. 12, n. 4, 2007, p. 55-70. DOI: 10.7867/1980-4431.2007v12n4p55-70.

SCHULER, M.; DE TONI, D. Gestão da imagem de organizações, marcas e produtos através do MCI: Método para Configuração de Imagem. São Paulo: Atlas, 2015.

TORRES, C. V.; ALLEN, M. W. Valores Humanos e Escolha do Consumidor na Austrália e Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n.4, pp. 489-497, 2009. Disponível em: <http://ref.scielo.org/89nbyx>. Acesso em: 17 ago. 2020.

VENERIO, C. M. S. Universidade e Comunidade: O ethos comunitário das universidades catarinenses mantidas por fundações municipais de direito privado – uma abordagem a partir do pluralismo jurídico. 332f. 2012. Dissertação (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/99437/307907.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 140-154. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154