Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar

Autores

  • Maria Ignes Carlos Magno Universidade Anhembi Morumbi
  • Isac dos Santos Pereira Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124

Palavras-chave:

Naruto, Criatividade, Comunicação gráfica, criança, Arte/Educação

Resumo

O artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ignes Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi

    Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1974), mestrado em História Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professora permanente do PPGCOM em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi. Pós-doutorado junto a ESPM/SP, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega. Pesquisadora da rede de pesquisadores Obitel Brasil/ Anhembi Morumbi. Lidera o Grupo de Pesquisa: Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira, da Universidade Anhembi Morumbi e integra o Grupo de Pesquisa: Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces na teleficção do PPGCOM em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Autora da seção Resenha-Cinema da revista Comunicação&Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA). Desenvolve pesquisas em Crítica de Cinema e de Telenovela. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Audiovisual, Crítica, História da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica, cinema, televisão, cultura, mídia, história e identidade. Professora orientadora da dissertação do mestrado que deu origem a este artigo.

     

  • Isac dos Santos Pereira, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorando e Mestre em Comunicação audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM com pesquisa sobre Naruto na sala de aula. Especialista em Arte/Educação: teoria e prática, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Especialista em Neurociências Aplicada à Educação pela Universidade Anhembi Morumbi -UAM. Licenciado em Artes visuais pela Faculdade Paulista de Arte -FPA. Professor atuante de Arte no Ensino Fundamental I da rede Municipal de São Paulo, na Emef Paulo Setúbal. 

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e educação: a escola e o livro. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 24, p. 7-14, 2002.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. Les sciences de l’éducation et de la communication en dialogue : à propos des médias et des technologies éducatives. L’Année Sociologique, Paris, v. 51, n. 2, p. 391-410, 2001.

KAPLÚN, Mario. Processo e canais de comunicação. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

KAPLÚN, Mario. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 21, p. 29-36, 2001.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

MORIN, Edgard. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.

MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.

OROZCO, Guilherme. El reto de conocer para transformar: medios, audiencias y mediaciones. Revista Comunicar, Huelva, n. 8, p. 25-30, 1997.

PACHECO, Elza Dias Pacheco. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. In: PACHECO, Elza Dias. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

PACHECO, Elza Dias Pacheco. Televisão, criança e imaginário (org.). São Paulo: Papirus Editora, 1998.

PEREIRA, Isac dos Santos; MAGNO, Maria Ignes Carlos. A animação Naruto e a poética visual da criança nas aulas de Arte: novas representações ao desenhar. Revista Primeira Evolução, v. 2, n. 14, p. 72, 2021.

PEREIRA, Isac dos Santos; PERUZZO, Cicília Maria Krohling. O corpo brincante, o brinquedo corpo que fala: desenhos animados, comunicação e imaginário no desenvolvimento infantil. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-17, 2021.

PILLAR, Analice Dutra. Contágios entre arte e mídia no ensino da Arte. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “entre territórios”, 19., 2010, Cachoeira. Anais […]. Santa Maria: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2010.

XIMENDES, Ellen. As bases neurocientíficas da criatividade: o contributo da neurociência no estudo do comportamento criativo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3. ed. Campinas: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar. (2022). Comunicação & Educação, 27(2), 105-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124