Ismar de Oliveira Soares: a memória dos estudos comunicativos-educativos e da educomunicação no Brasil

Autores

  • Adilson Citelli Universidade de São Paulo
  • Claudia Nonato Universidade de São Paulo
  • Roseli Figaro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p156-166

Palavras-chave:

Ismar de Oliveira Soares, Entrevista, Comunicação e educação, Educomunicação, Estudos comunicativos-educativos

Resumo

Ismar de Oliveira Soares concedeu remotamente uma entrevista exclusiva à Revista Comunicação & Educação. A proposta é homenagear o professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo, que generosamente nos apresentou os aspectos mais importantes da sua trajetória, diretamente relacionada aos estudos da Comunicação e Educação e, posteriormente, ao conceito de Educomunicação. Nesta entrevista, Soares faz uma recuperação histórica da epistemologia educomunicativa e da sua implantação na ECA/USP; também responde a questões relacionadas ao pensamento de Paulo Freire e à presença das tecnologias no ambiente escolar, além de demonstrar preocupação com a disseminação das fake News e da da EAD nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Citelli, Universidade de São Paulo

Professor titular no Departamento de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. É coordenador do Grupo de Pesquisa MECOM e bolsista 1B do CNPq. Editor da revista Comunicação & Educação.

Claudia Nonato, Universidade de São Paulo

Professora convidada do CELACC (ECA/USP), vice coordenadora do Centro de Pesquisa emComunicação e  Trabalho (CPCT-ECA/USP) e Editora Executiva da revista Comunicação & Educação.

Roseli Figaro, Universidade de São Paulo

Livre-docente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. Coordenadora do CPCT-ECA/USP e editora da revista Comunicação & Educação.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Citelli, A., Nonato, C., & Figaro, R. (2021). Ismar de Oliveira Soares: a memória dos estudos comunicativos-educativos e da educomunicação no Brasil. Comunicação & Educação, 26(1), 156-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p156-166