A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57

Palavras-chave:

Vygotsky, Bakhtin, Freire, Sujeitos-dialógicos, Diálogo-ponte

Resumo

Este artigo traça uma discussão sobre a produção do conhecimento e a constituição dos sujeitos, a partir da visão interacionista e das concepções teóricas de Vygotsky, Bakhtin e Freire. Na perspectiva dos autores, a produção do conhecimento ocorre nas relações entre sujeitos em processos dialógicos. Por meio da justaposição e da convergência de ideias, este artigo estabelece um diálogo entre suas reflexões, enfatizando os processos de constituição de sujeitos (sujeito, linguagem, interações) e a produção do conhecimento como processo dialógico (sujeitos cognoscentes). Dentre os resultados, destaca-se o “diálogo-ponte”, que entrelaça a visão dos autores nas categorias de inacabamento do sujeito, dialogismo e diálogos com o diferente, vistas como formas de transformações do sujeito, da sociedade e do conhecimento produzido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação pela UFPA. Docente do PPLSA e professora adjunta da UFPA. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia.

  • Gislene da Silva Oliveira, Universidade Federal do Pará

    Mestra pelo PPSLA da UFPA. Especialista em Língua Portuguesa – Uma Visão Discursiva pela UFRJ e docente da rede estadual de ensino Seduc-PA.

  • Sandra Nazaré Dias Bastos, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA. Professora do Instituto de Estudos Costeiros da UFPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia da UFPA.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantinha Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997

BAKHTIN, Mikhail. La poetique de Dostoïevski. Paris: Seuil, 1970.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte e Ciência. 2004.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; ROSA, Douglas Corrêa da. A produção textual escrita como atividade de interação. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 143-176.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 5-11.

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987a.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do diálogo e do conflito. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

PIRES, Vera Lúcia. Dialogismo e alteridade ou a teoria da enunciação em Bakhtin. Organon, Porto Alegre, v. 16, n. 32/33, p. 35-48, 2002.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VYGOTSKY, Lev. Obras escolhidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, Lev. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.

VYGOTSKY, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alex. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Edição

Seção

Dossiê 100 Anos de Paulo Freire

Como Citar

A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire. (2022). Comunicação & Educação, 26(2), 43-57. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57